• Matéria: Filosofia
  • Autor: diogopxb
  • Perguntado 6 anos atrás

1)A frase “A existência precede a essência”, na filosofia de Jean-Paul Sartre, possui o seguinte significado dentro de sua filosofia existencialista: 

a)A essência humana é dada no momento do nascimento do indivíduo e isso marcará para sempre sua vida precedente.

b)O que os seres humanos são é determinado pela sua história e pelo ambiente em que vivem.

c)A existência é uma ilusão, visto que jamais o homem pode almejar qualquer tipo de essência na mesma.

d)Ao nascer o homem não está definido, o nada é sua condição ao ser jogado na existência, até que finalmente ele, através de sua liberdade, constitui sua essência.

e)Ao nascer o homem é repleto de ser. Sua condição é diferenciada em relação as coisas pois essas não tem significado originário, apenas o homem possui.

2)Sobre o princípio apolíneo e dionisíaco elaborado por Nietzsche é correto afirmar que: 

a)Ambos são dimensões da existência humana que dizem respeito aos princípios dialéticos e a luta entre o bem e o mal em que todos estamos inseridos.

b)A dimensão dionisíaca é predominante no espírito humano, nele estão inseridas as forças racionais e disciplinares que conduzem o agir humano.

c)A dimensão apolínea, relativa ao deus Apolo, revela o espírito contestador humano, sempre pronto a reagir contra o moralismo estabelecido pela sociedade.

d)Nietzsche considera que ambas as dimensões são importantes na constituição da vida humana, o apolíneo representando a necessidade da razão e da disciplina e o dionisíaco dos impulsos da vontade e dos prazeres, porém filósofo considerava que o dionisíaco deveria se sobrepor ao apolíneo.

3No século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche vislumbrou o advento do “super-homem” em reação ao que para ele era a crise cultural da época. Na década de 1930, foi criado nos Estados Unidos o Super-Homem, um dos mais conhecidos personagens das histórias em quadrinhos. A diferença entre os dois “super-homens” está no fato de Nietzsche defender que o super-homem: 

a)agiria de modo coerente com os valores pacifistas, repudiando o uso da força física e da violência na consecução de seus objetivos

b)abdicar-se-ia das regras morais vigentes, desprezando as noções de “bem”, “mal”, “certo” e “errado”, típicas do cristianismo.

c)expressaria os princípios morais do protestantismo, em contraposição ao materialismo presente no herói dos quadrinhos.

d)representaria os valores políticos e morais alemães, e não o individualismo pequeno burguês norte-americano.

4)Sobre Hegel e suas reflexões sobre o dinamismo e o movimento da história é correto afirmar que: (I) Hegel é um filósofo idealista, nesse sentido ele defende a tese que a história humana tem como motor o Espírito Absoluto (Zeitgeist). (II) A história se modifica a partir de um princípio dialético que só é rompido pela ação das lutas materiais existentes na sociedade. (III) O dinamismo da história só pode ser explicado pela ação da cultura de uma nação dominante que impõe sua perspectiva econômica e política sobre povos e sociedades menos desenvolvidas. (IV) O princípio explicativo da história é dialético e este se configura na consolidação de uma tese histórica que origina uma antítese, tendo como resultado uma síntese que se tornaria a nova tese.

a)I e III

b)II e IV

c)I e II

d)I e IV

e)III e IV

5)Sobre Nietzsche e a crítica que ele elabora a respeito da filosofia socrática é correto afirmar que: (I) Segundo Nietzsche, Sócrates, com seu racionalismo exagerado, deu pouca importância ao aspecto dos impulsos e da vontade, matando assim a dimensão dionisíaca do homem. (II) Ao optar pelo culto à razão, Sócrates teria secado a seiva criadora da filosofia e teria iniciado uma concepção de mundo absolutamente apolínea, que influenciou o homem a ter uma moral de escravos. (III) Sócrates introduziu no pensamento ocidental uma primazia pela razão, porém não estabeleceu fontes confiáveis para o estabelecimento de verdades universais, o que levou a filosofia a um relativismo exagerado. (IV) Nietzsche acusa Sócrates de ser cético, dando muito valor aos processos racionais que acabam por levar o homem a uma profunda falta de sentido na busca da verdade.

a)I e III

b)I e II

c)I e IV

d)II e IV

e)III e IV

6)Em seu texto Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?, Kant afirma que esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Para Kant, a menoridade seria:

a)A ignorância presente no estado de natureza do ser humano.

b)A inaptidão do ser humano em poder servir-se de seu próprio entendimento sem se guiar por outro.

c)A capacidade do ser humano em obedecer unicamente o poder político.

d)A razão anarquista que impera em cada um do seres humanos, movidos unicamente por um impulso egoísta.

Respostas

respondido por: juscelino765
1

Resposta:

Questão 01) d) Ao nascer o homem não está definido, o nada é sua condição ao ser jogado na existência, até que finalmente ele, através de sua liberdade, constitui sua essência.

Explicação:

Sartre afirma que se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, o homem. Primeiro ele existe, se descobre, surge no mundo e só depois irá se definir, ou seja, primeiramente ele é “nada”, só depois será e o será conforme se fizer, de acordo com o que tiver projetado.


diogopxb: sabe as outras?
Perguntas similares