Respostas
Resposta:
na academia sem dúvida
A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. A capacidade do livre-arbítrio na sociedade contemporânea aliado a um caráter cada vez mais racional dos questionamentos humanos tornou a filosofia o grande limiar entre a vida em sociedade e a maneira na qual devemos julgar nossas interações com as pessoas, os animais e o meio ambiente.
A filosofia está ao alcance de qualquer um, ela vai muito além de um profundo conhecimento em abstrações de antigos pensadores, filosofar é antes de tudo buscar um propósito e um sentido para as coisas. Na sociedade atual a filosofia se traduz na busca de um consenso ético que seja o mais racional possível, porém respeitando as crenças individuais de cada um.
Pensar de maneira racional e ética permite que o ser humano passe a respeitar as diferenças e valorizar as trivialidades do dia a dia que dão sentido a vida em sociedade. Respeitar o ponto de vista de terceiros é importante, a persuasão deve ser sempre acompanhada de argumentos lógicos que possam validar as suas teorias.
O papel hegemônico da religião no direcionamento dos padrões éticos aos poucos vai perdendo força em todo o mundo, a contradição entre as crenças e as reais práticas dos seus seguidores compromete o papel da religião como norteador comportamental, por outro lado a filosofia e a ciência caminham em passos largos em direção ao desenvolvimento científico e aprimoramento da inteligência emocional em prol de um pensamento racional.