1- Escreva com suas palavras o que você entende por: a) Hipótese: (Dê um exemplo)b) Teoria: (Dê um exemplo)c) Argumento: (Dê exemplo) * Filosofia e vida: liberdade. Já ouvimos dizer que não se discute futebol, política e religião, pois sobre estes temas não há ciência exata. Afinal, todos têm direito a afirmar seus pontos de vista. Mas há diferentes for- mas de defendê-los. O direito de expressar opiniões, defender ideias publicamente é um exercício importante na sociedade democrática e exige constante aprimoramento. Há, ainda, questões que precisam ser consideradas sobre o exercício da liberdade, quando incluímos nessa reflexão diferentes condições. Temos liberdade para elaborar nossos argumentos, avaliar e nos posicionar? Somos capazes de escutar e respeitar outros pontos de vista? A liberdade de expressão é liberdade para atacar e ferir pessoas por meio das palavras? No que se refere ao exercício da liberdade, podemos questionar se a nossa sociedade, que afirma valorizar a liberdade, nos faz livres efetivamente. Por exemplo: o que você pensa sobre padrão de beleza? O Brasil lidera o ranking de cirurgia plástica entre jovens1. Há uma ditadura de um tipo de beleza no Brasil? Por que as pessoas entendem que devem seguir um padrão estético? Submeter-se a um padrão estético limita a liberdade? Ridicularizar e marginalizar aqueles que não seguem o mesmo padrão estético é negar a liberdade do outro ser quem é com o seu corpo? Ter recursos financeiros para ter o corpo que se quer (ou que o padrão determina) nos permite considerar que o poder econômico é condição para o exercício da liberdade? E quando se trata de ouvir música? O fato de se gostar de escutar um certo estilo musical remete a provocar outros a escutar, ainda que não queiram ou não gostem? Há medidas para que a minha liberdade não se torne opressão para outros? Vamos pensar sobre isso? Que outros exemplos podemos pensar para refletir sobre as condições para o exercício da liberdade? Quais argumentos posso utilizar para defender a minha posição sobre esses assuntos.
Respostas
Resposta:a)possibilidade de (alguma coisa que independe de intenção humana ou causa observável) acontecer; chance, opção.
"esse não teve qualquer hora de dar certo na vida"
b)teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo em hipóteses necessariamente falseáveis - mas não por isto erradas, ou tão pouco duvidosas.
“Aquele que ama a prática sem teoria é como o navegante que embarca em um navio sem um remo e uma bússola e nunca sabe aonde vai parar.” – Leonardo da Vinci
C)Um argumento é determinado como um testemunho seguido de uma justificativa ou como uma sobreposição de dois testemunhos contrários, argumento e contra-argumento. O primeiro caso é conhecido como argumento retórico, já o segundo como argumento dialético.
"No livro didático X, as personagens que praticam boas ações são sempre ilustradas como loiras de olhos azuis, enquanto as más são sempre morenas ou negras [D]. Podemos dizer que o livro X é racista [C], pois, segundo o antropólogo Kabengele Munanga, do Museu de Antropologia da USP, ilustrações que associam traços positivos apenas a determinados tipos raciais são racistas [J]."
Explicação: