Respostas
Primeiro romance de época que eu leio e confesso que gostei. Resolvi iniciar nesse gênero com uma leitura mais curta para testar e deu certo.
A Tulipa Negra é uma história que envolve romance, intrigas, fatos históricos, inveja, superação e uma mistura de personagens fictícios e reais que só enriquecem mais a trama.
A história se passa em 1672 na Holanda, país tradicional pelos moinhos de vento e belas flores, e tudo começa quando um grande prêmio em dinheiro é oferecido a quem produzir uma tulipa de cor negra.
Logo os plantadores e botânicos da região iniciam o difícil trabalho de criar essa maravilhosa e valiosa flor.
Van Baerle é um grande botânico que teve o amor pelas flores despertado e usa todo seu dinheiro para tentar criar a tulipa negra.
O problema é que existem pessoas que não conseguem viver em paz quando estão sendo corroídas pela inveja. E por conta disso, Van Baerle acaba sendo condenado.
Mesmo sabendo que nada de errado fez, Van Baerle não perde sua essência. Apesar das injustiças e perdas que ocorrem com ele, esse personagem continua integro e com esperança.
Dividido entre o amor por uma bela jovem e pela criação da tulipa negra, Van Baerle tenta superar as adversidades nos mostrando que a resiliência é algo importante em nossas vidas e que vale a pena ser praticado. P.S: Alexandre Dumas é, também, autor de O Conde de Monte Cristo.