4 — Faça uma pesquisa, se possível, ou converse com seus familiares sobre as comunidades tradicionais de Minas Gerais. Procure descobrir quais comunidades existem em áreas rurais e urbanas. Depois, escolha uma das comunidades para fazer um estudo mais aprofundado, buscando informações como: número de pessoas que vivem na comunidade; atividades produtivas; condições de vida da população; manifestações culturais etc.
Respostas
Resposta: Os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que possui condições sociais, culturais e econômicas próprias, mantendo relações específicas com o território e com o ambiente no qual estão inseridos.
No estado de Minas Gerais, temos os povos indígenas, as comunidades quilombolas, os pescadores artesanais, os povos de terreiro, os geraizeiros, os vazanteiros, os verdadeiros,os apanhadores de flores sempre-vivas, os ciganos, entre outros.
•Povos indígenas:
•Números de indígenas que vivem em Minas Gerais, no total há cerca de 15 mil indivíduos.
•As atividades produtivas são: produção agrícola, caça, pesca e coleta.
•Condições de vida da população: desemprego.
•Manifestações culturais: Afoxé, capoeiras, maracatu, congata, samba e marabaixo.
Explicação: Espero ter ajudado!❤
Quilombolas.
Essa comunidade tradicional é bem presente no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com base em dados da Fundação Palmares, existem aproximadamente 80 comunidades quilombolas vivendo nesta região do estado.
Basicamente, o povo quilombola preserva a cultura dos antigos escravos, que engloba as músicas, vestimentas comemorativas, comidas, danças e rituais religiosos.
Portanto, o povo quilombola é muito importante para a preservação da cultura afro-brasileira.
Espero ter ajudado. :)