Respostas
Resposta:
A prova do Enem, avalia na redação a coesão e a coerência no texto, sendo um critério fundamental para tirar uma boa nota. Por isso transmitir as ideias com clareza, embasar os argumentos e não ter erros gramaticais é essencial para tirar uma pontuação alta e escrever uma redação de qualidade.
No caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a prova do Enem pode ser cobrado os Exercícios de Coesão e Coerência. Por isso, leia o nosso artigo e responda as questões para se preparar ainda mais.
Para uma boa construção textual é necessário que tenha o uso correto da coesão e da coerência, pois são fundamentais para a eficácia da transmissão da mensagem, de modo que tenha sentido e harmonia durante a leitura.
Um texto harmônico permite que o leitor tenha uma leitura natural, agradável e segura, fazendo com que todos entendam o sentido transmitido.
Coesão Textual
O uso correto da coesão textual é possível por meio da organização correta das palavras e dos conectivos, de modo que elas se ligam entre si e entre as frases, períodos e parágrafos de um texto.
Alguns exemplos de como usar a coesão são:
Evite repetições de palavras, substituindo elas por outras que transmitam a mesma mensagem.
Utilização de referências pessoais, demonstrativas e comparativas.
Omissão de algum verbo, frase ou nome por meio da elipse.
Utilização de conjunções para ligar e criar relações com as orações.
Utilização de palavras do mesmo campo lexical, como sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos.
Explicação:
Espero ter ajudado