Respostas
Explicação:
Nobreza é uma característica atribuída a algo ou alguém que é nobre, ou seja, que pertence ao mais alto estrato de uma sociedade.
Ela teve sua maior representatividade durante a Idade Média, em que simbolizava a classe à qual pertenciam as famílias que tinham determinadas posses em uma localidade.
Normalmente eram considerados nobres as famílias que tinham heranças transmitidas por via sanguínea e que tinham direitos e deveres perante o soberano. Também faziam parte da nobreza as famílias que possuíam uma fonte de renda que beneficiava os sucessores desta riqueza. Estes direitos e deveres eram repassados de geração em geração.
A nobreza era, assim como o clero e o povo, um dos estados ou estamentos que formavam a sociedade europeia na Idade Média e na Idade Moderna.
Em uma linguagem mais filosófica, a noção de nobreza está relacionada com valores morais humanos como a generosidade, a lealdade, a honestidade e bom caráter.
Por esta razão, quando uma família possui muitas propriedades ou muito requinte, bons comportamentos, boa educação, é comum dizer que é uma família nobre. Quando uma pessoa possui uma conduta correta, agindo sempre conforme os valores humanos e dentro dos padrões morais da sociedade, é comum dizer que esta pessoa é nobre.
Por exemplo:
“Pedro é um homem de grande nobreza”.
O termo nobreza também pode ser usado como sinônimo de: magnanimidade, aristocracia, elevação, generosidade, liberalidade, munificência e nobiliarquia.