Que relação há entre a semelhança de proteínas de espécies diferentes e o grau de parentesco entre essas espécies ?
Respostas
Explicação:
A comparação entre moléculas de DNA de diferentes espécies tem revelado o grau de semelhança de seus genes, o que mostra o parentesco evolutivo.
O mesmo ocorre para as proteínas que, em última análise, refletem as semelhanças e diferenças genéticas.
O citocromo c é uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbica, sendo constituído por 104 aminoácidos encadeados. A porcentagem de cada tipo de aminoácido presente nessa proteína varia nas diferentes espécies de organismos e está relacionada com a proximidade evolutiva entre as espécies. O citocromo c surgiu, como provavelmente, nos primórdios da vida na Terra, quando os primeiros seres vivos passaram a utilizar a respiração como processo para obtenção de energia. Hoje essa proteína apresenta pequenas variações em cada grupo de organismos, nas quais devem ter se estabelecido ao longo do processo evolutivo.
A comparação entre moléculas de DNA de diferentes espécies revelou o grau de similaridade de seus genes, o que mostra o parentesco evolutivo.
O mesmo é verdade para proteínas que, em última análise, refletem semelhanças e diferenças genéticas.
O cito cromo c é uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbia, sendo constituído por 104 aminoácidos encadeados. A porcentagem de cada tipo de aminoácido presente nesta proteína varia nas diferentes espécies de organismos e está relacionada à proximidade evolutiva entre as espécies. O cito cromo c surgiu, como provavelmente, nos primeiros dias da vida na Terra, quando os primeiros seres vivos começaram a usar a respiração como processo de obtenção de energia. Hoje essa proteína apresenta pequenas variações em cada grupo de organismos, nos quais devem ter se estabelecido ao longo do processo evolutivo.