Respostas
Resposta:
O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago). O título da tela é resultado de uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral. Considerada uma obra-prima da autora, a tela foi pintada a óleo em 1928 para ser oferecida ao seu então marido, o escritor Oswald de Andrade
Explicação:
historia e arte de tarsila amaral em livro didatico de português do 5 ano.
Um releitura é a produção ou criação de uma obra a partir de uma obra já existente, assim como as feitas a partir da obra Abaporu de Tarsila do Amaral.
Abaporu e releitura
Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma artista brasileira e uma das primeiras do movimento modernista.
Sua obra, Abaporu (1928), inaugurou a primeira fase do modernismo brasileiro, a fase antropofágica.
A obra foi nomeada por seu marido, Oswald de Andrade, a quem ela presenteou com a pintura. O nome tem por significado "homem que come gente", pois é a junção dos vocábulos indígenas da língua tupi, logo: aba (homem), pora (gente) e ú (comer).
A obra é tida como uma crítica social, ao passo que Tarsila pintou os membros do corpo - como o braço, a perna, a mão, o pé - em grandes proporções, dando a entender que o trabalhador brasileiro carrega nos braços e nos pés a força braçal, e a cabeça pequena, dando a entender que talvez haja uma falta de pensamento crítico.
Abaporu serviu de inspiração para diversas releituras, feitas não só através da pintura, mas de outras manifestações artísticas, como a fotografia, o que expressa a individualidade de intervenção própria de cada artista.
Artistas que fizeram releituras de Abaporu:
- Alexandre Mury
- Romero Britto
- Eduardo Lima
- Eloir Jr.
Leia mais sobre releitura em:
https://brainly.com.br/tarefa/1557708
Leia mais sobre fase antropofágica em:
https://brainly.com.br/tarefa/28043756