2. Das teorias evolucionistas, destaca-se o Neodarwinismo ou Teoria Sintética da Evolução, que aborda o binômio variação/seleção. A variação ou variabilidade é uma característica que pode ser verificada com facilidade nas espécies biológicas. Quais são os dois mecanismos fundamentais que causam essa variabilidade? * 1 ponto a) Adaptação e seleção natural. b) Mutações e seleção natural. c) Mutações e recombinação gênica. d) Ambiente e recombinação gênica.
Respostas
Resposta:
teoria de Darwin é isenta de qualquer coisa que envolve genética, pois não se sabia ainda disso. Então Darwin não sabia explicar como havia variabilidade dos seres, apenas que o ambiente selecionava os mais aptos.
Portanto, já eliminamos as afirmativas A, B e D.
Para haver variabilidade é necessário que haja troca de genes e/ou alteração genética (mutações).
Letra C
A variabilidade genética ocorre graças às mutações ao acaso e à recombinação gênica. Alternativa C.
Na reprodução sexuada tem-se a recombinação de materiais genéticos dos dois indivíduos que acasalam. Por meio dos gametas seus genótipos se recombinam, gerando um novo indivíduo. Além disso, seus gametas foram formados por processos que envolvem a meiose, o que gera uma variabilidade entre os próprios gametas de uma mesma pessoa, animal ou vegetal. Assim, na fecundação, esses gametas se unem aumentando a variabilidade.
Por meio da teoria da evolução das espécies, Charles Darwin explicou que os seres vivos sofrem mutações genéticas ao acaso, de forma que aquelas que lhes garantem qualquer vantagem adaptativa colaboram para a sobrevivência do indivíduo.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/1539049