Para que se respeite a concordância verbal, será preciso corrigir a frase: A) Têm havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. B) Têm sido levantadas dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano. C) Será que o sistema de saúde cubano tem suscitado dúvidas sobre sua eficácia? D) Que dúvidas têm propalado os adversários de Cuba sobre seu sistema de saúde? E) A quantas dúvidas tem dado margem o sistema de saúde de Cuba?
Respostas
Resposta:
A alternativa que precisa de correção quanto à concordância verbal é a letra A. Corrigindo a frase, ela ficaria assim: “Tem havido dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano”.
Explicação:
O verbo ter, neste caso, fica no singular, e não no plural (têm) pois sendo verbo auxiliar do verbo HAVER, ele também adquire a característica de ser impessoal, ou seja, trata-se de uma oração sem sujeito. O verbo ter, não precisa, portanto, concordar com a palavra “dúvidas”, pois esta não é sujeito da oração e sim objeto direto que complementa o verbo haver.
Usa-se a palavra "tem" para expressar algo no singular e "têm" para o plural. Na primeira alternativa, ao utilizar o verbo "ter" como auxiliar do verbo "haver", a concordância verbal exige que ambos verbos estejam no singular. Assim, o correto seria "Tem havido dúvidas...".
A alternativa que necessita correção, portanto, é a letra A.
Concordância verbal e o verbo "haver"
O verbo "haver" no sentido de "existir" é sempre utilizado no singular, por se tratar de um verbo impessoal. Dessa forma, mesmo que nos refiramos a algo no plural, "haver" sempre estará no singular.
Quando utilizamos algum verbo como auxiliar de "haver", como na expressão "Tem havido", ele adquire as mesmas características, tornando-se também impessoal.
Em todas as alternativas, o verbo "ter" concorda com os sujeitos das frases, exceto na alternativa A, que é uma oração sem sujeito. Dessa forma, ele deveria concordar com o verbo "haver".
Entenda mais sobre verbos impessoais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49409328
#SPJ2