• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

a ultima só pra finalizar alguem pra salvar? 5ª) Explique o imperialismo europeu do século XIX especificamente no Continente Africano.


Anônimo: conhecer
Anônimo: intriseco
Anônimo: sim MANJAR meu nome de jogadora
Anônimo: de q?
Anônimo: intro os?
Anônimo: nunca nei ve
Anônimo: ManjarV45161
Anônimo: CRG VITIN
Anônimo: ksksk
Anônimo: FF

Respostas

respondido por: carlscarcarlsfassosv
1

Resposta:

Com a conferência de Berlim e a revolução industrial, os países europeus precisavam de matéria-prima, o continente Africano foi um dos alvos. Até a década de 1870, países europeus possuíam acordos econômicos com alguns reinos africanos e/ou controle parcial sobre algumas regiões. No entanto, a presença europeia na África tornou-se mais evidente a partir de três ações. O interesse pelo Rei belga Leopoldo I, que tinha ambição de explorar as terras africanas, expedições portuguesas pelo interior de Moçambique e a presença francesa no Egito, Tunísia e Madagáscar.

Os europeus enganavam os africanos dizendo que dariam recursos tecnológicos para seu desenvolvimento e traria o fim da escravidão, mas na verdade eles queriam impor o domínio total pelas terras africanas. A chegada dos europeus ao continente africano, no entanto, foi alvo de forte resistência em diferentes partes da África. A presença europeia na África estendeu-se até meados do século XX.

Desculpe se ficou muito longo amigo, espero que ajude

Perguntas similares