atividade fazer uma leitura , interpretacao . descrever sobre os tipos de doencas causadaspor bacterias , protozoarios , e fungos , e verificar os sintomas , o tratamento e a prevencao de cada doenca doencas causadas por bacterias doencas causadas por protozoarios doencas causadas por fungos verminose (helmintiases) :
Respostas
tétano,tracoma, sífilis,sarampo,catapora,gripe, rubéola, caxumba,poliomielite,raiva,hidrofílica,febre amarela,etc...
PROTOZOÁRIO
• MALÁRIA
Segundo Araguaia a malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malaria e e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso país e são mais frequentes na região amazônica
Prevenção:
Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:
uso de mosquiteiros;
roupas que protejam pernas e braços;
telas em portas e janelas;
uso de repelentes.
Tratamento:
Após a confirmação da malária, o paciente recebe o tratamento em regime ambulatorial, com comprimidos que são fornecidos gratuitamente em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente os casos graves deverão ser hospitalizados de imediato.
O tratamento indicado depende de alguns fatores, como a espécie do protozoário infectante; a idade e o peso do paciente; condições associadas, tais como gravidez e outros problemas de saúde; além da gravidade da doença
Sintomas:
Os sintomas mais comuns da malária são:
febre alta;/ calafrios; / tremores; / sudorese;
dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica.
Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.
FUNGOS
• INFECÇÃO URINÁRIA
Sintomas:
Necessidade urgente de urinar com frequência;
Escassa eliminação de urina em cada micção;
Ardor ao urinar;
Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
Febre;
Sangue na urina nos casos mais graves.
Tratamento:
Às vezes, o próprio organismo dá conta de eliminar as bactérias. Em certos casos, o tratamento requer o uso de antibióticos que serão escolhidos de acordo com o tipo de bactéria encontrada no exame laboratorial de urina.
Prevenção:
Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga;
Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante.
Urinar depois das relações sexuais favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário;
Redobre os cuidados com a higiene pessoal. Mantenha limpas a região da vulva e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás;
VERMINOSES:
Ancilostomose ou amarelão
Conhecida como amarelão, opilação, doença do Jeca Tatu, a Ancilostomose é uma infecção intestinal causada por nematódeos, que pode apresentar-se assintomática, em caso de infecções leves. Em crianças com parasitismo intenso, pode ocorrer hipoproteinemia (queda na quantidade de proteína sanguínea) e atraso no desenvolvimento físico e mental. Com frequência, dependendo da intensidade da infecção, acarreta anemia por redução de ferro.
A transmissão acontece por meio de contato, geralmente pelos pés, com os ovos que estão nas fezes são depositados no solo. Não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não são adequadamente tratados. No Brasil, predomina nas áreas rurais, estando muito associada a áreas sem saneamento e cujas populações têm como hábito andar descalças.
Ascaridíase
Causada por um helminto, habitualmente, não causa sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarreia, náuseas e anorexia. Quando há grande número de vermes, pode ocorrer quadro de obstrução intestinal. A contaminação ocorre por meio da ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Giardíase
É doença de distribuição mundial. Epidemias podem ocorrer, principalmente, em instituições fechadas que atendam crianças pequenas, sendo o grupo mais acometido entre oito meses e 10 a 12 anos. A Giardia é reconhecida como um dos causadores “diarreia dos viajantes” em zonas endêmicas.
A infecção pode ser adquirida pela ingestão de água proveniente da rede pública, com falhas no sistema de tratamento, ou águas superficiais não tratadas ou insuficientemente ratadas (só por cloração). Também é descrita a transmissão envolvendo atividades sexuais, resultante do contato oro-anal. Infecção por protozoários que atinge, principalmente, a porção superior do intestino delgado. A maioria das infecções é assintomática e ocorre tanto em adultos quanto em crianças. A infecção sintomática pode apresentar-se através de diarreia, acompanhada de dor abdominal.