• Matéria: História
  • Autor: SamuelGG09
  • Perguntado 6 anos atrás

Sobre a dicotomia esquerda e direita na década de 1930 assinale a opção CORRETA:
A) A Aliança Nacional Libertadora buscou a união entre esquerda e direita na materialização da frente única contra o fascismo e, portanto, recebeu apoio do presidente Getúlio Vargas.
B)Com a alcunha de "galinhas-verdes", os integralistas estabeleceram a organização de um momento antinacionalista, antifascista e em defesa da revolução permanente.
C)A Ação Integralista Brasileira foi um movimento sem expressão política, que não gerou oposição entre a esquerda e direita, com baixa adesão e sem apelo religioso, ficando restrito a algumas regiões do país.
D)O levante comunista de 1935 tinha por objetivo a instauração de uma revolução de caráter socialista, além da deposição de Getúlio Vargas, o que contribuiu para o fortalecimento do cenário anticomunista que culminou com o golpe de 1937.
E)Em resposta à alcunha “galinha-verde”, os integralistas demonstraram a sua força ao alcançar a vitória política na década de 1930, exterminando o comunismo e o liberalismo no Brasil.


yasmin2473: Aaaaaa

Respostas

respondido por: CarluusHenrique
15

Na década de 1930, durante a Era Vargas, em especial no contexto do governo constitucional, 1934 -1937, o Brasil estava polarizado entre  duas tendências: AIB e  ANL. Ação Integralista Brasileira,  liderada por Plínio Salgado, tendência fascista, inspirada nos regimes totalitários europeus. Aliança Nacional Libertadora, tendência popular socialista, sob a liderança de Luís Carlos Prestes, inspirado no modelo soviético. Em 1935, ocorreu a Intentona Comunista, uma tentativa fracassada de derrubar o governo  Vargas e implantar o socialismo no Brasil.

Gabarito  [D].

respondido por: LarissaMoura3
7

Sobre a dicotomia esquerda e direita na década de 1930, temos que a afirmativa correta é a letra D) O levante comunista de 1935 tinha por objetivo a instauração de uma revolução de caráter socialista, além da deposição de Getúlio Vargas, o que contribuiu para o fortalecimento do cenário anticomunista que culminou com o golpe de 1937.

Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.

A Era Vargas teve como marco a ocorrência de dois golpes, a revolução de 1930 e o golpe do Estado Novo de 1937 a 1945.

Na década de 1930, existia um governo constitucional e o país se encontrava polarizado entre duas tendências AIB - Ação Integralista Brasileira e ANL - Aliança Nacional Libertadora. E no ano de 1935 ocorreu a denominada Intentona Comunista, que foi uma tentativa não bem sucedida de derrubada do governo Vargas e de implantação do socialismo no Brasil.

Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares