Respostas
Resposta:
O dom da música em muitas pessoas pode ser observado de forma nata, mas o aperfeiçoamento da voz, o tempo de canto, bem como o tempo do acompanhamento musical deve ser sempre estudado para que seja possível estabelecer uma melhor conexão musical. Para pessoas que não nasceram com um timbre musical tão forte, ou que não são cantores natos, essas informações também são de grande validez, já que para todo mundo é importante aprender como cantar corretamente.
Resposta:
Nesse tópico iremos aprender a teoria que existe por trás do ritmo musical. Apesar do ritmo ser um elemento de extrema importância para qualquer músico, a grande maioria acaba deixando de lado esse estudo, pois pensa que ritmo é uma coisa inata do ser humano: “quem nasce ritmado não precisa praticar ritmo, isso é tarefa apenas para quem tem dificuldades nesse quesito”.
Bom, saiba que essa avaliação está completamente equivocada!
Qualquer músico precisa estudar e praticar ritmo, da mesma maneira que precisa praticar qualquer outra técnica, pois o ritmo também pode ser aprimorado e desenvolvido.
A primeira dica para quem quer se desenvolver no campo do ritmo é tocar sempre com um metrônomo ao lado. Quem utiliza metrônomo nos treinos de técnica é como se tivesse um general militar ao lado dizendo: “Não saia do andamento!”. Isso faz o músico desenvolver não só a precisão, mas também a acentuação, fator muito importante para qualquer instrumentista.
Legal, mas antes continuar lendo esse tópico, recomendamos que você leia o artigo sobre “tempos na partitura“, pois utilizaremos aqui alguns recursos da partitura para representar os ritmos, especialmente a parte que menciona os compassos.
Muito bem, nós já aprendemos no artigo sobre partitura o que significa um tempo 4/4: cabem quatro semínimas por compasso. Apenas para relembrar, veja abaixo quantas figuras cabem em um compasso nas representações:
4/4 = Cabem 4 semínimas
4/2 = Cabem 4 mínimas
4/8 = Cabem 4 colcheias
2/4 = Cabem 2 semínimas
3/1 = Cabem 3 semibreves
5/32 = Cabem 5 fusas
7/2 = Cabem 7 mínimas
Como já comentamos, o tempo 4/4 é o mais comum de ser utilizado nas músicas. Nesse tempo, você consegue fazer uma contagem, no ritmo da música, de 1 até 4, recomeçando a contagem novamente, sem que haja descasamento com a melodia.
Explicação:
espero ter ajudado
bons estudos ^_^