• Matéria: Biologia
  • Autor: 00001095530203sp
  • Perguntado 6 anos atrás

me ajudem , por favor , irei marcar como melhor resposta !!​

Anexos:

Adart007: qual o texto?
00001095530203sp: não consigo enviar
mynamysantana39: você deveria tirar o texto com as perguntas juntos
Adart007: exatamente
Adart007: alguém pode me ajudar na minha pergunta lá no meu perfil, a última que eu coloquei
mynamysantana39: calma

Respostas

respondido por: rafaelapinho20
2

Resposta:

I- Córnea

II- Íris

III- Cristalino

IV- Retina

V- Nervo Óptico

Explicação:

I-A córnea é a estrutura mais externa do olho, responsável por focalizar a luz que chega aos olhos. Por essa razão é considerada a “janela” deles. Trata-se de um tecido transparente situado em toda a frente do globo, através do qual se vê a íris e a pupila. Apresenta uma curvatura não regular, com a região central mais plana que sua área periférica.

Um dos seus objetivos é o de proteger o olho contra traumas e possíveis contaminações, além de manter o formato globular desse órgão.

II- A íris é a parte mais escura do olho, às vezes colorida (olhos azuis ou verdes), e que tem uma abertura central, a pupila. Ela fica localizada logo atrás da córnea. A cor do olho da pessoa é definida pelo pigmento presente na íris.

III- O cristalino é uma estrutura de consistência gelatinosa e elástica que fica localizada logo atrás da pupila. Sua estrutura é convergente e focaliza a luz que penetra na pupila e forma imagens na retina. É o cristalino que faz o ajuste fino para o foco e a leitura.

IV- A retina é a parte do olho onde se formam as imagens daquilo que é visto. É a camada mais interna do olho, corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico.

V- O nervo óptico é formado a partir da união de fibras nervosas das células ganglionares da retina. Essa estrutura faz a conexão do olho com o cérebro.

A imagem capturada pelos cones e bastonetes da retina é transmitida para o cérebro através dele, sendo assim, essa estrutura é essencial para que consigamos, de fato, enxergar.

Fonte: RetinaPro.

Perguntas similares