) A capoeira é uma prática corporal que foi difundida no Brasil como uma manifestação cultural dos negros africanos na época da escravidão. Pensando nisso, um professor de Educação Física convidou docentes de outras disciplinas para um projeto interdisciplinar. Qual seria o encaminhamento correto para a proposta do professor de Educação Física? Marque a opção certa. a) A Educação Física pertence à área de Linguagens. Por isso, somente devem ser convidados os professores de Língua Portuguesa e Artes. b) A capoeira é um conteúdo da unidade temática "lutas" e, por esse motivo, não deve ser trabalhada com outras disciplinas. c) Na organização do projeto, as discusões socias e culturais ficaram com as disciplinas teóricas, e a prática da capoeira, com a Educação Física. d) Ao propor a interdisciplinaridade, o professor de Educação Física deve tratar a capoeira como um fenômeno de múltiplos olhares. e) O professor de Educação física deve definir, unilateralmente, quais conteúdos as diversas disciplinas deveriam ensinar.
Respostas
Resposta:
É a D
Explicação:
a educação física nunca pode tratar o tema de forma individualizada, portanto pode e deve trazer para a discussão as outras areas do conhecimento, tal como a de Humanas e trazer para a centro do projeto as marcas que o simbolismo que ela tem e como foi usada para resistir nos tempos de escravidão. Depois o que ela representou, logo após a lei aurea, onde os negros mesmo libertos, ainda eram marginalizados e proibidos de praticar suas crenças e culturas, sendo criminalizada a pratica da capoeira.
D. Ao propor a interdisciplinaridade, o professor de Educação Física deve tratar a capoeira como um fenômeno de múltiplos olhares.
Explicação: Na BNCC, uma forma de garantir as aprendizagens essenciais aos alunos é a consolidação do currículo em ação. O currículo em ação é aquele que é dado, realmente em sala de aula. Dessa forma, os professores devem contextualizar, significar e ressignificar os conteúdos com estratégias dinâmicas, interativas e colaborativas com base no contexto da realidade encontrada na escola e em seu entorno, sob formas de uma organização interdisciplinar dos componentes curriculares, fortalecendo, assim, o processo de ensino-aprendizagem.