• Estudar os principais problemas sociais urbanos. • Refletir criticamente a respeito das possibilidades de mudança da realidade nos grandes centros urbanos. conceitos de inchaço urbano e de exclusão ou marginalização social. • Tratar os principais problemas ambientais urbanos. • Refletir sobre a produção de resíduos (lixo) e a reciclagem de materiais • Apresentar as causas e as possíveis soluções para a poluição das águas e as enchentes nas áreas urbanas. Materiais de referência
Respostas
Resposta:
Problemas ambientais urbanos
Pessoas que moram nas grandes cidades acabam causando prejuízo ao meio ambiente, direta ou indiretamente. A grande concentração populacional nas zonas urbanas do Brasil e do mundo, provoca uma série de impactos ambientais. Portanto, o tema dos principais problemas ambientais urbanos merece atenção.
Nos itens a seguir, entenda algumas das categorias centrais relacionadas à essa questão e conheça os principais problemas ambientais no Brasil e no mundo.
Problemas urbanos: lixo
A maneira como a sociedade moderna consome os produtos industrializados implica uma crescente preocupação com o problema do lixo urbano.
Realizar a gestão de resíduos sólidos é uma das atividades mais complexas dos governos dos municípios. Infelizmente, no Brasil, cerca de 50% deles ainda depositam o lixo em vazadouros a céu aberto, segundo a Pesquisa Nacional de Resíduos Sólidos, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse tipo deposição implica em riscos de contaminação para a natureza e a população ao redor, pois gera chorume e emite gases, como o metano, que no processo de decomposição, transforma-se em dióxido de carbono (CO2), um dos principais compostos do efeito estufa que causa uma série problemas ambientais no Brasil.
Solucionar esse problema urbano envolve iniciativas do governo e também das várias camadas da sociedade. Destacam-se, como medidas de resolução: a criação de aterros sanitários adequados, a coleta seletiva, além da mudança no modo de produção e consumo.
Explicação: