Respostas
Resposta:
Povos indígenas falantes de línguas do tronco Tupi começaram a se estabelecer na região do rio Cateté, no Pará, por volta de 250 d.C. (século III, ano 250 da Era Cristã), quando populações falantes do tronco Aruak já habitavam a região. Essa é a conclusão da pesquisa da arqueóloga Lorena Gomes Garcia, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.
Artefatos arqueológicos suscitam outras narrativas entre os grupos indígenas atuais
“Uma hipótese levantada por essa pesquisa é a de que parte dos grupos de línguas Aruak da região do Cateté se direcionaram para o Alto Xingu, onde sítios arqueológicos correlacionados estão datados de 800 d.C”, afirma a autora da dissertação de mestrado Arqueologia na região dos interflúvios Xingu-Tocantins: a ocupação Tupi no Cateté, apresentada em março de 2012 no MAE e orientada pela professora Fabíola Andrea Silva. O trabalho foi financiado pela Scientia Constultoria Científica, empresa especializada em estudos de licenciamento ambiental.
Lorena estudou coleções de vasilhas cerâmicas provenientes de escavações arqueológicas e de coleções museológicas.
“Foram mapeadas as escolhas de produção que refletem as características formais das vasilhas cerâmicas, como a pasta produtiva (argila), resultados da queima das vasilhas, aplicação das pinturas e desenhos pintados, inscrição de traços (incisões) formado desenhos geométricos que lembram figuras como trançado de cestarias e pintura corporal observada entre os grupos indígenas contemporâneos”, conta a pesquisadora.
“Grande parte das informações arqueológicas sobre a configuração dos territórios indígenas na Amazônia Antiga, pré-colonial, partem do estudo dos artefatos cerâmicos, e mais especificamente das vasilhas cerâmicas confeccionadas e utilizadas nas práticas cotidianas, mortuárias, rituais, trocas comerciais, dentro outras. Esses artefatos refletem identidades culturais, na medida em que denotam a manutenção de conhecimentos tradicionais que se revelam nas características formais das vasilhas cerâmicas.
espero ter ajudado:)