O uso de dreads por determinados grupos sociais de pessoas negras da cidade de Kingston,na Jamaica, tem o mesmo sentido ou significado para grupos juvenis de classe média de São Paulo? me ajudem por favor
Respostas
Não. O significado carregado pelos dreads foi adaptado pela indústria cultural como um processo de introdução à moda ou as inserção em grupos sociais.
A classe média de São Paulo e dos demais estados do Rio de Janeiro, por mais que entendam sobre a cultura Rastafári, não a vivenciam inteiramente, logo, eles seguem apenas os modelos que a indústria cultural fomenta.
No Brasil o movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Por isso, uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.