Quais são as principais diferenças entre os processos de independência entre os EUA e o Haiti, e quais foram seus impactos em relação às elites coloniais do restante da América?
Respostas
Resposta:
Em meio às conturbações que movimentavam a Revolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.
Com o advento da revolução, membros da elite e escravos vislumbram a oportunidade de dar fim às exigências impostas pelo pacto colonial francês. Contudo, enquanto a elite buscava maior autonomia política para a expansão de seus interesses, os escravos de origem africana queriam uma grande execução dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade provenientes da França revolucionária. Em meio a tais contradições, o Haiti se preparava para o seu processo de independência.
Independência dos EUA foi resultado direto da divergência de interesses que existia entre a Inglaterra e as Treze Colônias, e foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.
No Haiti, em 1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim ao domínio exercido pela ínfima elite branca que controlava os poderes e instituições políticas do local. Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Nesse período, Napoleão Bonaparte assumia a França e se mostrou contrário a perda desse importante domínio colonial, dessa forma, Bonaparte enviou um grande exército que, sob o comando de Charles Leclerc, conseguiu deter Toussaint Louverture. Apesar desse grande revés, os revolucionários haitianos contaram com a liderança de Jacques Dessalines para derrotar as forças do exército francês e, finalmente, proclamar a independência do Haiti.
Percebe-se que, a Independência norte-americana deu-se por um desacordo da elite para com a Inglaterra. Já no Haiti, houve muitos sacrifícios dos escravos e mulatos para alcançar esse objetivo. Do contrário dos EUA, eles lutavam contra a Elite branca, e ao buscarem por sua independência, foram duramente reprimidos.
Impactos
- Os ideais iluministas defendidos pelos americanos inspiraram movimentos de independência em outras partes da América, inclusive no Brasil.
- Republicanismo consolidou-se como alternativa política. No século XIX, as colônias espanholas, por exemplo, converteram-se em repúblicas, após conquistarem suas independências.
- Declínio do domínio colonial da Inglaterra na América continental.
- França e Espanha recuperaram parte de seus territórios na América, após a derrota inglesa na guerra;