• Matéria: História
  • Autor: 22biah
  • Perguntado 6 anos atrás

A razão (de ser) dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns os clérigos e os monges para que rezassem pelos outros [...]. Instituiu os camponeses para que eles, como fazem os bois com o seu trabalho, assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim, os guerreiros, instituiu-os para que [...] defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra. CANTERBURY, Bispo Eadmer de. Transcrito por FARIA, Ricardo. História para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Lê, 1998.

Explique como o texto justifica a ordem social feudal estabelecida e analise o papel político e ideológico da Igreja neste contexto. ME AJUDEM PFVV

Respostas

respondido por: ritamariarodrig
62

Resposta:

A) Bom, o contexto histórico no qual o autor do texto está se referindo é o século XI da Idade Média/Período Medieval, onde a Igreja Católica juntamente com o Rei e alguns membros da nobreza comandavam tudo, no continente Europeu.

B) O documento possui relação de como estava organizada a sociedade daquela época, que era por meio do Feudalismo, um sistema onde tinha um Suserano (nobre/lordes feudais) e um Vassalo (plebeu), onde o primeiro dava casa e alimento e outro tinha que trabalhar para sempre para seu lorde.

Explicação:

Espero ter ajudado!!!


22biah: Muito obrigada, ajudou bastante ❤️
respondido por: EduardoPLopes
3

"Justifica" a ordem feudal ao associar as funções sociais à "natureza" dos trabalhadores e dos senhores. Cabia a igreja neste contexto justificar ideologicamente os privilégios dos Nobres.

Como a Igreja realizava esta "tarefa"?

A Igreja defendia, na época, a tese de que os Nobres haviam sido postos nesta posição pelo próprio Deus, de modo que seria parte do plano divino que alguns poucos (e que fossem aqueles, e não outros) mandassem e todos os demais obedecessem.

Os camponeses, muito religiosos, viam na submissão aos senhores então não só um dever social e político, mas sim um dever religioso, e recusar-se a isto seria ao mesmo tempo um crime e um pecado.

Mais sobre a Idade Média em;

https://brainly.com.br/tarefa/19933263

Anexos:
Perguntas similares