A razão (de ser) dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns os clérigos e os monges para que rezassem pelos outros [...]. Instituiu os camponeses para que eles, como fazem os bois com o seu trabalho, assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim, os guerreiros, instituiu-os para que [...] defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra. CANTERBURY, Bispo Eadmer de. Transcrito por FARIA, Ricardo. História para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Lê, 1998.
Explique como o texto justifica a ordem social feudal estabelecida e analise o papel político e ideológico da Igreja neste contexto. ME AJUDEM PFVV
Respostas
Resposta:
A) Bom, o contexto histórico no qual o autor do texto está se referindo é o século XI da Idade Média/Período Medieval, onde a Igreja Católica juntamente com o Rei e alguns membros da nobreza comandavam tudo, no continente Europeu.
B) O documento possui relação de como estava organizada a sociedade daquela época, que era por meio do Feudalismo, um sistema onde tinha um Suserano (nobre/lordes feudais) e um Vassalo (plebeu), onde o primeiro dava casa e alimento e outro tinha que trabalhar para sempre para seu lorde.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!
"Justifica" a ordem feudal ao associar as funções sociais à "natureza" dos trabalhadores e dos senhores. Cabia a igreja neste contexto justificar ideologicamente os privilégios dos Nobres.
Como a Igreja realizava esta "tarefa"?
A Igreja defendia, na época, a tese de que os Nobres haviam sido postos nesta posição pelo próprio Deus, de modo que seria parte do plano divino que alguns poucos (e que fossem aqueles, e não outros) mandassem e todos os demais obedecessem.
Os camponeses, muito religiosos, viam na submissão aos senhores então não só um dever social e político, mas sim um dever religioso, e recusar-se a isto seria ao mesmo tempo um crime e um pecado.
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