• Matéria: Português
  • Autor: greforever
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o texto a seguir com bastante atenção, atribuindo-lhe sentidos: Boateiroo (anedota) Diz que era um sujeito tão boateiroo que chegava a arrepiar. Onde houvesse um grupinho, ele estava na conversa e em pouco tempo estava informando: “Já prenderam o novo presidente”, Na Bahia os comunistas estão incendiando as igrejas”, “Mataraam agorinha um Cardeal”; enfim, essas “baabosices”. O boateiroo encheu tanto que um coronel resolveu dar-lhe uma lição. Mandou prendeer o sujeito e, no quartel, levou-o até um paredão, colocou o pelootão de fuzilamento na frente, vendou-lhe os olhos e berrou: – Fogooooo!!! Ouviu-se aquele barulho de tiiros, e o boaateiro caiu desmaiado. Sim, caiu desmaiado, porque o coronel queria apenas dar-lhe um susto. Quando o boateiro acordou na enfermaria do quartel, o coronel falou para ele: – Olhe, seu pilantraa, isto foi apenas para lhe dar uma lição. Fique espalhando mais boato idiotaa por aí, que eu lhe mando prender outra vez e aí não vou fuzilaar com bala de festim, não. Daí soltou o cara que saiu meio escaldado pela rua e logo na primeira esquina encontrou uns conhecidos. – Quais são as novidades? – perguntaram os conhecidos. O boateiro olhou pros lados, tomou ar de cumplicidade, e disse baixinho: – O nosso exército está completamente sem munição. Para atribuir sentidos ao texto, é necessário: I - Estar atento ao gênero discursivo, anedota, para ter a expectativa de que haverá humor no desenrolar e no desfecho da história. II - Buscar o significado de cada palavra desconhecida como, por exemplo “boateiro”; cardeal, escaldado; babosice etc. III - Lançar mão de conhecimentos prévios, como a época em que foi escrito o texto (anos1970) e conhecer o estilo do autor, Stanislaw Ponte Preta, irônico e crítico, para perceber o humor não só no desfecho, mas desde o início do texto e a crítica ao contexto social e político dos anos 70. IV - Estar bem atento às falas no diálogo, pois são elas que dão as características dos personagens. Quais estão corretas?

Respostas

respondido por: rosalelobarboza
58

Resposta:

I e III

Explicação:

Estar atento ao genero literário discursivo....

lançar mão de conhecimentos prévios em que foi escrito o texto....


alasemard: Resposta correta. obrigado
respondido por: martinkoliveira
0

Para atribuir sentido ao texto "Boateiroo (anedota)", é preciso realizar o que está posto nas afirmativas I e III.

Análise das afirmações sobre o texto "Boateiroo (anedota)":

  • I - A primeira assertiva está CORRETA, dado que é preciso entender que se trata de uma anedota, para que se tenha a expectativa de humor.

  • II - A segunda assertiva está ERRADA, porque não é preciso saber cada palavra desconhecida para entender o sentido do texto.

  • III - A terceira assertiva está CORRETA, visto que os conhecimentos prévios são fundamentais para o entendimento do texto.

  • IV - A quarta assertiva está ERRADA, pois a atenção ao diálogo é importante, mas não são eles que dão as características dos personagens.

Veja mais sobre sentidos do texto:

https://brainly.com.br/tarefa/52158918

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares