• Matéria: Filosofia
  • Autor: kyllapelon
  • Perguntado 6 anos atrás

John Locke e Jean-Jaques Rousseau também formularam suas teorias contratualistas acerca da origem do Estado, polemizando em grande parte com as concepções de Hobbes. Discorra sobre essas teorias, procurando destacar os principais aspectos desse debate.

Respostas

respondido por: Rosinhasousa2020
17

Resposta:

Rousseau, Locke e Hobbes, embora sejam eles contratualistas, as suas teorias divergem bastante. Para Rousseau, o ser humano naturalmente é bom, mas a sociedade o torna mal, o contrato social é um meio de equilibrar a vida em sociedade, já que o homem perdeu a sua liberdade natural quando passou a viver em sociedade, que ele consiga a liberdade civil por meio do contrato social.

Para Locke em estado de natureza, o homem não é nem mau, nem bom. Mas por conta de na natureza não haver ninguém que supervisione os outros homens, ou julgue o que eles fazem, cada pessoa se torna juiz de si mesmo; o que faz com que aconteçam as guerras, a violência etc. O contrato social, portanto, não rouba os direitos dos homens, mas os assegura e protege dos outros homens, o que é bastante diferente da visão de Hobbes, em que o Estado se torna soberano, se torna o senhor dos direitos dos homens.

Explicação:olha eu achei isso em uma pergunta igual a sua só que tinha só os nomes Locke e Rousseau

Perguntas similares