“Agostinho de Hipona fundamenta seu conceito de ética no Amor a Deus - amar a Deus acima de todas as coisas que se desdobra no amor da criatura pelo Criador, no amor a si mesmo e ao próximo - ama ao teu próximo como a ti mesmo: o amor é o primado da vida moral”. Quais são os fundamentos da ética cristã? (1,5)
“Agostinho cria e tenta resolver problemas filosóficos pensando em si e nos seus dilemas e inquietudes morais e intelectuais. O que ele expôs como filosofia e teologia foram geralmente respostas para questionamentos seus. As suas investigações têm como centro a próprias características morais e intelectuais. A ideia de livre-arbítrio, criada para fundamentar as ideias de mal e pecado, relacionou a liberdade com a vontade humana. Isso foi uma mudança radical em relação pensamento clássico, em que a liberdade era um status e relacionava-se com a política”. O que é ser livre?
(1,5) A ética kantiana refere-se a uma teoria ética deontológica desenvolvida pelo filósofo alemão Immanuel Kant, baseada na noção de que:"É impossível pensar em algo no mundo, ou mesmo além dele, que possa ser considerado bom sem limitação, exceto: uma boa vontade ". Qual é a ética kantiana? (1,5
Para Nietzsche, “o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se. Em Nietzsche, diferentemente de Kant, o mundo não tem ordem, estrutura, forma e inteligência. Nele, as coisas "dançam nos pés do acaso" e somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida”. Por que a filosofia socrática e pós socrática representam a decadência do pensamento ocidental segundo a visão de Nietzsche? Explique. (1,5)
Respostas
Resposta:
1.Resposta. " A busca da moral" é uma declaração de ética teológica cujo objetivo é estabelecer fundamentos firmes e seguros para vida cristã afinal a ética dos cristãos também deve brilhar nesse mundo agrecido pelo engano do Pecado
2. Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de ideias liberais e dos direitos de cada cidadão.
3. A ética kantiana afirma que o que deve guiar as ações do homem é a razão, ela deve ser universal independentemente da cultura que o indivíduo insere-se.
4. O pensamento de Nietzsche orienta-se no sentido de recuperar as forças inconscientes, vitais, instintivas, subjugadas pela razão durante séculos. Para tanto, critica Sócrates por ter encaminhado, pela primeira vez, a reflexão moral em direção ao controle racional das paixões, pois a partir dele a filosofia se afastou cada vez mais da vida em si mesma.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a de cima tá certa cara
Explicação:
obg