• Matéria: Filosofia
  • Autor: camilahallowed
  • Perguntado 6 anos atrás

“O que vivemos em nossa realidade cotidiana é um arremedo do que verdadeiramente existe. A cidade humana em sua permanente incompletude e erros – daí a importância da noção de pecado original –, nos remete em nossa busca espiritual pelo bem e a felicidade, ao encontro com Deus”. Dois filósofos medievais se destacaram com seus pensamentos sobre a ética: Agostinho e Tomás de Aquino que abordam as virtudes como elementos essenciais à conduta humana. No entanto, existe uma diferença entre a proposta ética de Tomás de Aquino e a de Agostinho, embora ambas sejam cristãs.
Sobre essas diferenças podemos afirmar que:
I- A diferença não está relacionada a nossa existência neste mundo.
II- Agostinho percebe a transitoriedade deste mundo e sugere a fuga para viver a vida eterna, como um caminho da ética. Enquanto Tomás de Aquino coloca a tarefa ética enraizada na terra, valorizando o que Deus criou, inspirado no pensamento filosófico de Aristóteles.
III- A diferença está relacionada ao Plano físico.
IV- Apenas Tomás de Aquino buscou a contribuição dos gregos para construir uma interpretação coerente de seu momento histórico e dar respostas aos desafios éticos de seu tempo.
Escolha uma:
a. As afirmativas II e III estão corretas
b. Somente a afirmativa IV está correta
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. As afirmativas I e II estão corretas.
e. Somente a afirmativa III está correta.


wellingtonjrdf: As afirmativas II e III estão corretas

Respostas

respondido por: wellingtonjrdf
4

Resposta:

As afirmativas II e III estão corretas

Explicação:


niltonneto68: Exatamente
Perguntas similares