quais avanços (tecnologias) os egípcios desenvolveram naquela sociedade que interfere até hoje?
Respostas
Resposta: 1. maquiagem nos olhos
2. calendário
Explicação: 1. Em todas as ilustrações contidas em sarcófagos, nas tumbas dos faraós, qualquer outro tipo de local e documentos dos antigos egípcios em que se mostram pessoas, é possível observar com clareza que os olhos deles são destacados por um tipo de maquiagem com contorno definido.
Calcula-se que a criação da maquiagem dos olhos pelos antigos egípcios tenha acontecido por volta de mais de 3 mil anos antes de Cristo. E, desde então, pode-se dizer que o estilo nunca saiu de moda. O que é ainda mais interessante é que algumas culturas ainda utilizam técnicas egípcias de milhares de anos para criar os seus pigmentos para os olhos.
Para fazer essa maquiagem, que geralmente era negra ou verde (se combinado com o minério malaquita) muito escuro, os egípcios faziam uma pasta misturando óleos, galena (sulfeto de chumbo) e fuligem de carvão. A essa mistura se deu o nome de Kohl (ou kajal), e ela não era restrita às mulheres, pois homens e crianças também usavam.
Além da parte ornamental, eles acreditavam que o Kohl protegia os olhos contra doenças e raios agressivos do sol. Porém, com o tempo passou a ser usado com mais frequência para a beleza, sendo que, quanto mais alta a classe social, mais maquiagem usavam, como forma de poder. Cleópatra curtia muito.
2. Sempre que você for verificar quando tempo falta para aquele tão sonhado feriado em um calendário, agradeça aos antigos egípcios (não pelo feriado, mas pelo calendário). Você consegue imaginar a bagunça que seria o mundo sem um sistema de contagem de dias, meses e anos? Um caos!
No antigo Egito também era, até que eles inventaram o sistema como uma forma de sobrevivência, a princípio. Isso porque não saber o período da inundação anual do rio Nilo poderia acarretar nas mais diversas tragédias, começando pela perda de plantações e, consequentemente, fome.
Por essa razão, eles criaram um calendário que era intimamente ligado à agricultura, dividindo-se em três estações principais: inundação, crescimento e colheita. Cada uma dessas estações tinham quatro meses, sendo que cada um era dividido em 30 dias.
A soma de todos esses períodos dava 360 dias, um pouco menos do que um ano real. Para compensar a diferença, os egípcios acrescentaram cinco dias entre as temporadas de colheita e inundação. Estes cinco dias foram designados como feriados religiosos reservados para homenagear os filhos dos deuses.
espero ter ajudado