• Matéria: Ed. Física
  • Autor: shinigame84
  • Perguntado 6 anos atrás

Gasto Energético  
 
           Baseado em estudos científicos podemos saber qual é o consumo de oxigênio necessário para se correr sete quilômetros em uma hora, tendo uma estimativa do custo energético de nossa atividade. Podemos calcular este custo em calorias, que é a queima de nutrientes como carboidratos, gorduras e proteínas que estavam guardadas em nosso organismo, utilizando o oxigênio, pelo processo respiratório.  
        Cada pessoa tem uma maneira de responder a carga de exercícios, e sua capacidade respiratória é individualizada. Portanto, a atividade que para alguns pode parecer fácil, para outros é muito difícil, chegando algumas vezes a ser impossível.
        Podemos notar facilmente diante da dificuldade de respirar, falta de ar, oxigenação, quando aumentamos o ritmo de nossa corrida ou caminhada. A partir de tal situação é que o exercício passa a ser desconfortável, não podendo ser suportado por um tempo maior, prejudicando sua duração. Este excesso poderá causar uma fadiga ou até mesmo uma lesão, interrompendo as sessões de treinamentos, comprometendo sua freqüência. 
         Devemos adequar a intensidade, duração e freqüência de nossa atividade aeróbica com a nossa capacidade orgânica atual.
          Desta forma estaremos trabalhando conforme nossa capacidade de consumo de oxigênio, situação essencial para desenvolvermos ou simplesmente mantermos os benefícios desenvolvidos pela atividade física regular.
        
Benefícios da Atividade Física Aeróbica 
 
        A cada dia, conforme os avanços das pesquisas, aumentam as listas de benefícios da atividade física aeróbica. Mas o certo é que não podemos deixar de dar a devida importância à atividade física para nossa saúde.
       Os músculos de todo o corpo devem participar deste esforço para a sobrevivência, não deixando uma sobre-carga para a musculatura dos pulmões e do miocárdio
.       A forma mais comum de calorias estocada em nosso corpo é a gordura. Todo o excedente calórico desprovido de uma função aparente em nosso organismo, independente de ser proteína ou carboidrato, vai ser armazenado como gordura.
       Desta forma, só existe uma maneira de nos livrarmos do excesso de peso e calorias sob a forma de gordura, ou seja, fornecendo energia para executarmos uma atividade essencialmente aeróbica. 
      Para que haja queima de gordura, precisa haver uma boa oferta de oxigênio, pois de maneira contrária dois outros elementos calóricos: proteínas e carboidratos têm a preferência na liberação de energia quando executamos uma atividade física. 
            Devemos tomar por base que quanto maior for nossa capacidade aeróbica, maior será a queima de gordura em nosso organismo, devido ao aumento no consumo de oxigênio. 

Elaborar 3 perguntas com suas respectivas repostas.​

Respostas

respondido por: adnavprof
2

Resposta:

1-A atividade que para alguns pode parecer fácil, para outros pode ser  muito difícil?

R-Sim, porque cada pessoa tem uma maneira de responder a carga de exercícios, e sua capacidade respiratória é individualizada.

2-Como podemos fazer para evitar a fadiga ou até mesmo uma lesão nas atividades físicas?

R-Devemos adequar a intensidade, duração e freqüência de nossa atividade aeróbica com a nossa capacidade orgânica atual.

3-O que devemos fazer para nos livrarmos do excesso de peso e calorias?

R-Praticar atividade física aeróbica  

Explicação:


shinigame84: muito obrigadooo❤
adnavprof: Por nada!!!!!!
Perguntas similares