Respostas
Resposta:
O basquete em cadeira de rodas é um entre os esportes coletivos praticado por atletas com limitações físico-motoras, mais precisamente nos membros inferiores. A modalidade surgiu em meados do século XX, como uma atividade de descontração entre os soldados feridos da Segunda Guerra Mundial. Desde 1960, o basquete esteve presente em quase todas as edições de Jogos Paralímpicos já realizados no mundo, além de ser uma excelente maneira de estimular a inclusão social.
Para compreender melhor as regras, as características e a maneira como o basquete em cadeira de rodas se destacou no Brasil, é importante saber como surgiu o basquete tradicional.
História do basquete
O basquete ou basquetebol é um dos esportes mais populares do mundo que tem como principal objetivo lançar a bola em um cesto fixo localizado nas extremidades da quadra onde ele é praticado. A modalidade é disputada entre duas equipes contendo cinco jogadores cada. O esporte foi desenvolvido pelo professor de educação física James Naismith (1861-1940) na cidade de Massachusetts, Estados Unidos, em 1891. A ideia surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, já que a maioria das outras atividades como o futebol e o basebol, por exemplo, eram praticados ao ar livre.
Inicialmente, a bola usada nas competições era parecida com a de futebol e o cesto era improvisado com um saco de armazenar pêssegos. Somente depois de algum tempo, os participantes tiveram a ideia de fazer um furo no fundo do cesto. Em 1892, a bola foi desenvolvida no modelo que é apresentada hoje e as primeiras cestas foram fabricadas em cilindros de madeira com bordas de metal.
O basquete foi disputado oficialmente pela primeira vez em 1892, na própria cidade de Massachusetts, no entanto, a data da partida não foi documentada. O que se sabe é que a plateia atingiu um número aproximado de 200 espectadores, já em jogos Olímpicos, o esporte foi disputado pela primeira vez em Berlim no ano de 1936.