SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III
ATIVIDADE 1 - SONDAGEM
Participe deste momento de sondager falando de seus conhecimentos sobre os elemen-
tos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Fale das coreografias, figurinos, trilhas
sonoras, cenários, iluminação, espaços convencionais e não convencionais, e suas experiências
sessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e/ou em outros ambientes.
Terminado este momento, responda as questões
1.Comente suas experiências com dança na escola.
2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que
você já apreciou?
3.Qual e a importància do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figu-
nino e do cenário na coreografia?
4.A luz interfere no espaço cênico? Como?
5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? De exemplos
6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?
7.Nos conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais
adereços?
8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o
papel da música na dança, ela sempre esteve presente?
9.Movimento corporal e música dialogam entre si?
10. O artista envolvido no processo é um colaborador?
11. As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?
12. Em seu bairro, município ou na região, existem grupos de dança afro ou indigena?
13.Existem preconceitos em relação a linguagem de dança na escola? Quais?
14. Na sociedade, ainda encontramos preconceito em relação a dança? Cite exemplos
15. Quais são os estereótipos para ser dançarino ou para dançar? A dança é só para magros e
jovens? Quando uma companhia de dança escolhe seus bailarinos, a aparência interfere na
escolha ou olhar somente o potencial do movimento e da expressão?
16.Nos dias atuais, ainda encontramos preconceito em relação às apresentações afros e indigenas? Por quê?
ME AJUDEM POR FAVOR!!!
Respostas
*SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM III*
*ATIVIDADE 1 - SONDAGEM*
Participe deste momento de sondager falando de seus conhecimentos sobre os elemen-
tos da dança de matriz indígena, africana e afro-brasileira. Fale das coreografias, figurinos, trilhas
sonoras, cenários, iluminação, espaços convencionais e não convencionais, e suas experiências
sessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e/ou em outros ambientes.
Terminado este momento, responda as questões
1.Comente suas experiências com dança na escola.
R: Eu nunca dancei na escola, não que eu me lembre
2.Qual é sua impressão a respeito dos espetáculos indígenas, africanos e afro-brasileiros que
você já apreciou
R: Eu nunca apreciei nenhum desses espetáculos, mais espero poder ver algum dia.
3.Qual e a importància do universo cênico para a coreografia? E qual a importância do figu-
nino e do cenário na coreografia?
R:O universo cênico ajuda a coreografia
ficar mais bonita , com toda a preparação
do cenário. O figurino já diz muito sobre
o que iremos dançar.
Explicação: todos esses elementos
ajudam o público a entender melhor a
dança e antes que comece a dançar eles
já entendem um pouco do que iremos
apresentar
4.A luz interfere no espaço cênico? Como?
R:Sim interfere. Explicação: porque em um
espaço cênico a luz muitas das vezes é
utilizada para definir uma "hora" do dia
ou um drama que o personagem esteja
fazendo.
5.As vestimentas interferem na interpretação da coreografia? De exemplos
R:Sim. Exemplo se for uma apresentação de hip hop
ele precisam usar roupas largas e confortáveis, mas se eles usarem roupas justas e apertadas eles não vão conseguir se apresentar direito
6.Quais são as tramas que a coreografia compõe, juntamente com figurinos, cenários, adereços, trilhas sonora e iluminação?
R:A coreografia compõe amor,carinho
diversão e demonstra uma emoção seja
tristeza ou felicidade,os figurinos
demonstram sobre o que a dança seja
roupas largas para se sentir livre ou uma
roupa apertada para se sentir melhor, o
cenário e para mostrar aquele momento
da dança seja chuva ou sol a trilha
sonora e para poder dançar melhor e
nao se perder nos passos a iluminação e
para poder ver melhor a dançarina o
cenário e tudo mais
7.Nos conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pelos vestuários? Por quais
adereços?
R:Sim, os vestuários sao tipicos e eles
usam roupas feitas a mão por eles
mesmos
8.Nós conseguimos reconhecer uma dança indígena ou africana pela trilha sonora? Qual é o
papel da música na dança, ela sempre esteve presente?
R:Sim, a trilha sonora deles sao palmas
ou instrumentos que eles mesmos fazem
o papel da musica foi feita pelos passos
entao a cada letra da musica e um passo
na dança sempre esteve presente por
que a musica sao feitas pelos passos na
dança
9.Movimento corporal e música dialogam entre si?
R:O movimento corporal vai seguindo a
musica eles foram feitos juntos a cada
letra da musica e um passo
10.O artista envolvido no processo é um colaborador?
R:Ele se torna um colaborador para a
justiça, porém não para a empresa que
ele trabalha.
11.As apresentações de dança só podem ocorrer no palco ou em outros lugares?
R:As apresentações podem ocorrer e diversos lugares ex: nas praças, nas escolas etc.
12.Em seu bairro, município ou na região, existem grupos de dança afro ou indigena?
R:Não que eu saiba
13.Existem preconceitos em relação a linguagem de dança na escola? Quais?
R:Por exemplo o hip hop por ter roupas
largas e o estilo da dança ou o funk que
fica rebolando ou as indígenas e
africanas que muita gente nao gosta da
roupa ou da dança da musica etc.
14.Na sociedade, ainda encontramos preconceito em relação a dança? Cite exemplos
R:Sim existe tem muitas pessoas que
tem preconceito pela dança indígena ou
africana
15.Quais são os estereótipos para ser dançarino ou para dançar? A dança é só para magros e
jovens? Quando uma companhia de dança escolhe seus bailarinos, a aparência interfere na
escolha ou olhar somente o potencial do movimento e da expressão?
R:Ter uma boa flexibilidade e noção de
seus movimentos.Não,porem é
recomendado(minha opinião).somente o
potencial do movimento e da expressão
importam.
16.Nos dias atuais, ainda encontramos preconceito em relação às apresentações afros e indigenas? Por quê?
R:Sim. Porque ainda existem pessoas que não gostam desse tipos de apresentações, religiões e crenças
Explicação:
Confia pq tá tudo certo ☘☘