Crescimento Vegetativo
A diferença entre a taxa de natalidade (número de nascimentos vivos para cada mil habitantes em um ano) e a
taxa de mortalidade (número de óbitos ocorridos em um ano para cada mil habitantes) determina o crescimento vegetativo, isto é, a porcentagem de aumento ou de redução de uma população em um ano.
* Nos países desenvolvidos, o crescimento vegetativo é muito reduzido ou nulo (crescimento zero) devido às baixas taxas de natalidade.
* Nos países subdesenvolvidos, ao contrário, as taxas de natalidade são elevadas. Os efeitos do crescimento vegetativo sobre a população são muito importantes: com um crescimento anual cumulativo de 3%, a população duplica-se em 23 anos.
Expectativa de Vida
A expectativa de vida é definida como a duração média de vida previsível de uma pessoa, de acordo com as condições de mortalidade que existem no ano de seu nascimento. Esse índice varia segundo as condições econômicas e o sexo. Hoje em dia, supera os 70 anos nos países desenvolvidos e não chega aos 60 anos em grande parte da África e da Ásia Meridional.
Estrutura da população e migrações
Em diferentes momentos, a população de um país pode sofrer alterações, por motivos variados. As taxas de natalidade e mortalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas das localidades. A população também pode ser alterada pelas migrações, a entrada e saída de pessoas de seu local de origem, influenciadas por motivos econômicos, políticos ou sociais.
Migrações Mundiais
Migração compreende o deslocamento a longa distancia de uma quantidade importante de seres humanos. Todo processo migratório pressupõe a existência de vários elementos: um ponto ou uma zona de partida, um local de acolhida, alguns fatores de atração e outros de repulsão.
Na atualidade, a maioria das migrações é de pessoas procedentes de países subdesenvolvidos.Essas migrações são estimuladas por fatores de repulsão nos países de origem: pressão demográfica, dificuldades para encontrar trabalho nas grandes cidades superpovoadas, ineficiência dos sistemas agrícolas para garantir vida digna etc.
Até pouco tempo atrás, existiam diversos fatores de atração nos países desenvolvidos, como a necessidade de mão-de-obra, salários relativamente elevados e infra-estrutura social (sobretudo educação para os filhos e serviços sanitários).
A maior parte das migrações tem uma origem socioeconômica e é resultado da busca por melhores condições de vida. Outro tipo de migração tem origem em causas políticas.
População ativa e inativa
A análise de uma população também pode ser feita de acordo com sua ocupação profissional. Para isso, é necessário fazer a distinção entre população ativa, ou seja, aquela que tem uma ocupação (população ativa ocupada) ou que procura emprego (população desempregada); e população inativa (jovens estudantes, idosos, donas de casa).
A taxa de dependência é a relação entre as faixas etárias inativas e as que estão em idade de trabalhar, e expressa a carga relativa que os jovens e idosos constituem para os adultos ativos.
Setores econômicos ou setores de atividade
Segundo a atividade econômica, a população ativa divide-se em três grandes setores: primário, secundário e terciário.
• O setor primário engloba as atividades que estão diretamente relacionadas à natureza: a agricultura, a pecuária, a caça, a pesca e a silvicultura.
• O setor secundário agrupa as atividades que supõem uma transformação, da mineração e da produção energética até as industrias de manufatura e de construção civil.
• O setor terciário reúne os serviços e as trocas comerciais.
• Alguns autores definem um quarto setor: alta tecnologia e computação.
Atividades
01-Explique o significado do termo Crescimento Vegetativo.
02-Estabeleça a diferença na expectativa de vida entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
03-Destaque os principais fatores de atração e de repulsão num processo migratório.
04-Estabeleça a diferença entre população ativa e população inativa.
05-Cite pelo menos três atividades relacionadas ao setor primário de atividades
shankmontibellersabr:
espero ter ajudado
Respostas
respondido por:
5
Resposta: 1 pergunta :O crescimento vegetativo corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Esse conceito é a taxa que, juntamente ao índice migratório, irá determinar o índice final do crescimento demográfico num determinado território.
2 : Um país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um país desenvolvido.
Países desenvolvidos Países subdesenvolvidos
Expectativa de vida Alta. Baixa.
Condições de vida Boa Moderada.
3: migração ocorre a partir dos fatores de repulsão: fome, guerras, epidemias, desemprego, entre outros; e de atração: emprego, oferta de melhores salários, disponibilidade de terras, democracias, liberdade religiosa.
4 A população economicamente ativa, é aquela que está em atividade econômica (está trabalhando) e, a população economicamente inativa é aquela que não está inserida na economia por uma série de motivos, como, por exemplo, desemprego.
5 As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás