3. Sobre a colonização grega, responda:
a) Que razões levaram os antigos gregos a fundar colónias
na orla do Mediterrâneo?
b) Como eram os laços entre as colónias gregas e a cidade-mãe
Respostas
a) O gregos fundaram cidades na orla do Mediterrâneo devido a escravidão por dívidas e a procura por ferro.
b) Os laços entre as cidades-gregas e a cidade mãe eram laços comerciais e culturais. A cultura se expressava através da religião, língua e costumes. Cada cidade grega tinha autonomia e era independente da cidade-mãe.
A Grécia antiga não era um país unificado. Era uma comunidade de cidades-Estados espalhadas pelo Mar Mediterrâneo pelo Mar Egeu que falavam a mesma língua e que tinham tradições culturais em comum.
A escravidão acontecia quando um indivíduo contraia empréstimos com outro mais rico e sem ter condições para pagar suas dívidas, perdia sua terra e seus bens.
Caso não fossem suficientes para pagar tudo o que devia, perdia também sua liberdade, tornando-se propriedade de outra pessoa. Este tipo de condição poderia ser superada, caso o indivíduo conseguisse pagar a sua dívida, o que era muito difícil.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/2988006
Resposta:
A) Duas razões gerais estavam por trás do "colonialismo" grego: necessidade de expandir as terras, pois as suas cidades se encontravam com excesso populacional, não mais sendo capazes de atender às necessidades da população, e os conflitos sociais que começavam a surgir por conta da disputa por espaço dentro da cidade, de modo que, para evitar uma guerra civil, os gregos começaram a colonizar outras áreas e estabelecer em "cidades" diferentes os grupos sociais beligerantes.
Além disto, foi especialmente interessante fundar colônias na costa do Mediterrâneo para facilitar a navegação e o comércio, posto que estas áreas tinham facilidade de acesso às rotas comerciais com os outros povos mediterrâneos (Persas e Fenícios, por exemplo), além da cultura grega estar adaptada à vida próxima ao mar.
B) As colônias gregas possuíam uma relação de subordinação as cidades estados gregas. Isso porque as cidades estados eram uma espécie de centro político em que convergiam o poder político e econômico, algo parecido com as capitais ou ainda com países independentes.
espero ter ajudado