Respostas
Resposta:
A adolescência é um período de vida que merece atenção, pois esta transição entre a infância e a idade adulta pode resultar ou não em problemas futuros.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a Lei N°.8.069/90 (Brasil, 1990), circunscreve a adolescência como o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade, enquanto que Organização Mundial da Saúde (OMS) delimita a adolescência como a segunda década de vida (10 aos 19 anos) e a juventude como o período que vai dos 15 anos aos 24 anos (TAKIUTT, 1986).
Segundo Santos Junior (1999), no Brasil, a adolescência possui diferentes configurações, pois depende da classe social em que o adolescente está inserido. Nas classes mais privilegiadas, é entendida como um período de experimentação sem grandes conseqüências emocionais, econômicas e sociais, sendo que neste período o adolescente não assume responsabilidades de um adulto. Em contrapartida, nas classes mais baixas, os riscos de experimentar novas experiências são maiores. Por conta da necessidade de trabalhar, ajudar no sustento de sua família, a gravidez na adolescência se constitui como um agravante no processo de formação do jovem com conseqüências para a sua vida adulta.
A adolescência é um período de mudanças, sejam elas físicas psicológicas e que são acompanhadas pela alteração das emoções, alterações biológicas, mudanças essas que são explicadas através da interação com o ambiente em que vive. (TAKIUTT, 1986) As mudanças biológicas, são a "transformação do estado não reprodutivo ao reprodutivo" (GUIMARÃES, 2001, P. 135). Ou seja, na adolescência, esse amadurecimento do sistema reprodutivo provoca mudanças características desse período e também impõe limites para cada sexo Nesta perspectiva, é que surge a sexualidade na adolescência, acompanhada das alterações hormonais e dos fatores culturais. Tais fatores parecem interferir no comportamento sexual biologicamente determinado, controlado pela sociedade e pela cultura.
Explicação:
espero ter ajudado