8.(UFG-GO – 2014) Vândalo (do latim vandalus). S. m. 1. Membro de um povo germânico de bárbaros que, na Antiguidade, devastaram o Sul da Europa e o Norte da África. 2. Fig. Aquele que destrói monumentos ou objetos respeitáveis. 3. Fam. Indivíduo que tudo destrói, quebra, rebenta.FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. (Adaptado).O verbete “vândalo” indica que o mesmo termo adquire diferentes significados. O sentido predominante no dicionário citado, e amplamente empregado na cobertura midiática das recentes manifestações no Brasil, decorre da prevalência, na cultura ocidental, de uma:
a.visão de mundo dos romanos, que, negando a cultura dos povos germânicos, consolidou a dicotomia entre civilização e barbárie.
b.mentalidade medieval, que, após a queda do Império Romano, se apropriou da herança cultural dos povos germânicos conquistadores, valorizando-a.
c.concepção renascentista, que resgatou os valores cristãos da sociedade romana, reprimidos desde as invasões dos povos bárbaros.
d.imagem construída por povos dominados pelo Império, que identificaram os vândalos como símbolo de resistência à expansão romana.
e.percepção resultante dos conflitos internos entre os povos germânicos que disseminou uma imagem negativa em relação aos vândalos.
9. Leia o texto: Os hunos invadiram os Balcãs, algumas regiões da atual França e chegaram ao norte da Península Itálica. O reflexo das invasões dos hunos foi terrível para o Império romano. As invasões em massa desestruturaram o Império Romano do Ocidente. A Gália foi invadida pelos visigodos, burgúndios, francos, alamanos e hunos. Provenientes da Ásia Central, os hunos eram uma mescla de diversos clãs, uma confederação euroasiática. Eram na maioria povos nômades e por vezes seminômades. Exímios cavaleiros que se dedicavam com astúcia às atividades militares. Eram também pastores e estavam sempre em busca de melhores pastagens para os rebanhos de cavalos e animais domésticos. Sua destreza no domínio das batalhas montadas a cavalo era insuperável. Sabiam usar a lança, a espada e o arco, de frente, de lado e até mesmo de costas, abatendo qualquer inimigo que cruzasse seu caminho. Chegaram ao auge com a liderança do rei Átila (406-453 d.C.).Aula Paraná Trilha de aprendizagem (semana 14). Sobre os hunos é correto afirmar:
a.Os Hunos formaram um grande império sob a liderança de Odoacro;
b.Os hunos, ao invadirem as tribos germânicas, causaram um efeito dominó, forçando os germanos a invadirem os limites do Império Romano, o que levou a sua degradação;
c.Os hunos eram povos sedentários provenientes da Bretanha;
d.Os hunos eram povos que viviam exclusivamente do comércio;
Respostas
Resposta:
A resposta certa é a letra A
Sobre o Hunos é correto afirmar que a.Os Hunos formaram um grande império sob a liderança de Odoacro.
Os hunos eram uma confederação de nômades e que podem ser considerados como seminômafes que apresentavam com uma aristocracia tendo a presença de um núcleo ataico.
Sabe-se que algumas tribos de hunos se locomoveram pela Europa durante o século IV motivados, essencialmente, por questões climáticas.
Uma das atividades em que esse grupo eram voltadas para a criação de cavalos sendo eles conhecidos por serem combatentes a cavalo. Os hunos foram responsáveis pela formação de um império que tinha como a principal liderança e representação Odoacro.
Leia mais sobre o assunto em https://brainly.com.br/tarefa/2427179
Espero ter ajudado.