• Matéria: Geografia
  • Autor: marilene3008
  • Perguntado 6 anos atrás

quais são as duas maiores megalópoles da América ?

por favor alguém responde preciso para hoje​

Respostas

respondido por: sarah7514
4

Resposta:

1 São Paulo;

2 Rio de Janeiro;

Campinas;

Jundiaí;

Piracicaba;

Santos;

São José dos Campos;

Sorocaba


aquinojose2000: TwT
marilene3008: tarefas para fazer bye
aquinojose2000: nosa
aquinojose2000: copia rapido
sarah7514: Não gosto de k-pop, mas não te julgo...
sarah7514: ;)
aquinojose2000: pq o Alphka pode vir e apagar a resposta
aquinojose2000: só pq a gente tá conversando
aquinojose2000: ok
aquinojose2000: de boas ;)
respondido por: aquinojose2000
2

Resposta: Uma megalópole é normalmente definida como uma extensa região urbanizada, constituída por várias metrópoles e regiões metropolitanas conurbadas.  

Esse tipo de região urbana só existe quando quando há um eixo econômico, social, cultural e populacional que envolve duas ou mais metrópoles, geralmente de nível internacional, formando uma urbanização contínua ligada por cidades de médio e pequeno porte.

O conceito de megalópole é constantemente confundido com o de megacidade. Entretanto, essas expressões definem aspectos totalmente distintos. O primeiro termo se refere a fatores econômicos e urbanos; já o segundo termo, se limita estritamente a fatores demográficos.

A partir dos avanços técnicos realizados desde a década de 1970, o Brasil passa por forte reestruturação territorial e pela divisão social do trabalho: a indústria se dispersa, a agricultura se mecaniza e se cientificiza e o setor terciário centraliza decisões e cria atividades altamente especializadas.

Neste contexto, iniciou-se a formação de uma região concentrada, altamente densificada quanto ao estabelecimento de redes voltadas à fluidez espacial (transportes, informações, energia). Esta região concentrada encontra-se em processo de expansão de sua área, e corresponde às regiões Sul e Sudeste do Brasil, sendo o local de maior desenvolvimento econômico e social.  

É diante deste cenário mais amplo do território brasileiro, no espaço mais industrializado e denso da região concentrada, que se estabelecem as condições para a formação da primeira megalópole brasileira, que conecta as maiores metrópoles do país: São Paulo e Rio de Janeiro.

A megalópole Rio-São Paulo liga o complexo metropolitano expandido do estado de São Paulo (conurbação de várias metrópoles localizadas ao redor da Grande São Paulo), e a região metropolitana do Rio de Janeiro. Essa megalópole envolve diferentes centros metropolitanos localizados na região Sudeste do Brasil.

Possuindo área de 82.616 km² (o que corresponde à 0,97% do território brasileiro), a megalópole Rio-São Paulo é composta por cerca de 232 municípios de três estados distintos: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A megalópole Rio-São Paulo inclui as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, se estende de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro até Campinas, no interior de São Paulo, passando por Juiz de Fora, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais.

Imagem de satélite da megalópole Rio-São Paulo vista à noite.Imagem de satélite da megalópole Rio-São Paulo vista à noite.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a megalópole Rio-São Paulo é o lar de cerca de 42 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 23% do total da população brasileira. Os principais centros urbanos que compõem essa megalópole são:

São Paulo;

Rio de Janeiro;

Campinas;

Jundiaí;

Piracicaba;

Santos;

São José dos Campos;

Sorocaba;

Duque de Caxias;

Volta Redonda;

Petrópolis;  

Niterói.  

Exercícios

EXERCÍCIO 1

(UFMG)

Após a década de 50, verifica-se, no processo de urbanização de algumas regiões do mundo, a formação de megalópoles. Sobre esse tipo de região urbana, é incorreto afirmar que:

A -  Está associado às características do processo de urbanização típicas dos países desenvolvidos, sem condições de ocorrência nos países subdesenvolvidos.

B -  Apresenta uma grande área de conurbação, cuja constituição é orientada pelos eixos de crescimento das principais cidades da região.

Explicação: Entre as principais características encontradas em megalópoles, podemos citar:

Alto nível de integração econômica entre as cidades;

Desenvolvimento urbano intenso e áreas rurais praticamente ausentes;

Forte circulação de mercadorias e serviços entre as cidades que formam a megalópole;

Sistemas de transporte que integram as diversas regiões da megalópole, como trens expressos, autopistas e pontes aéreas;

Formação de pólos (industriais, comerciais e residenciais), que são responsáveis por atrair a população e investidores.

Espero ter ajudado. Bons estudos em meio a pandemia :) .


marilene3008: obrigada também
marilene3008: bye army
aquinojose2000: de nada
aquinojose2000: mas acho q ficou mt grande ;-;
marilene3008: não tem problema não
marilene3008: (・ัω・ั)
aquinojose2000: ok
aquinojose2000: bye
Perguntas similares