• Matéria: Filosofia
  • Autor: ulmerkauan
  • Perguntado 6 anos atrás

Segundo Martinho Lutero o livre exame das escrituras se baseia que qualquer um pode ler a palavra de Deus, não precisando ser sacerdote. Ou seja, todos tem essa autonomia. Lutero defendia isso porque os sacerdotes se mundanizaram, e perderam sua graça. * Verdadeiro Falso

Respostas

respondido por: coronavirusDOBEM
1

verdade

95 Teses de Lutero

As 95 Teses de Martinho Lutero constituíam um documento que Lutero afixou na porta da igreja de Wittemberg, no dia 31 de outubro de 1517. Este foi o marco inicial do que conhecemos hoje como a Reforma Protestante.

Lutero questionava o abuso de autoridade do Papa e apresentava várias críticas à Igreja Católica. Propunha, entre diversas outras demandas, a revisão das ações da Igreja, principalmente no que dizia respeito ao comércio de Indulgências.

biblia martinho lutero

A seguir, as 95 Teses de Lutero na íntegra:

1ª Tese — Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: arrependei-vos…, certamente quer que toda a vida dos seus crentes na Terra seja contínuo arrependimento.

2ª Tese — E esta expressão não pode e não deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitência, isto é, à confissão e satisfação, a cargo do ofício dos sacerdotes.

3ª Tese — Todavia não quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo é arrependimento quando não produz toda sorte de modificações da carne.

4ª Tese — Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto é, a verdadeira penitência, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, até a entrada desta para a vida eterna.

5ª Tese — O papa não quer e não pode dispensar outras penas, além das que impôs ao seu alvitre ou em acordo com os cânones, que são estatutos papais.

6ª Tese — O papa não pode perdoar dívida se não declarar e confirmar aquilo que já foi perdoado por Deus; ou então faz nos casos que lhe foram reservados. Nesses casos, se desprezados, a dívida deixaria de ser em absoluto anulada ou perdoada.

7ª Tese — Deus a ninguém perdoa a dívida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao sacerdote, seu vigário.

8ª Tese — Canones poenitendiales, que não as ordenanças de prescrição da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas aio Impostas aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanças, não dizem respeito aos moribundos.

9ª Tese — Eis por que o Espírito Santo nos faz bem mediante o papa, excluído esse de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema.

10ª Tese — Procedem desajuizadamente e mal os sacerdotes que reservam e impõem aos moribundos poenitentias canônicas ou penitências para o purgatório a fim de ali serem cumpridas.

Martinho Lutero foi uma figura importantíssima para a organização cultural e religiosa que experimentamos até os dias de hoje. Seus questionamentos à Igreja Católica mudaram não apenas a maneira como as pessoas enxergavam a fé cristã, mas foram as bases para a criação e o desenvolvimento de diversas outras vertentes do cristianismo, mudando os rumos da História.


coronavirusDOBEM: aqui so coloquei 10 pq foi oq o brainly permitu
respondido por: Matheusieti
0

O enunciado é verdadeiro. Martinho Lutero visava uma expansão da cultura religiosa e do cristianismo, como uma forma de democratizar a transmissão dos dogmas que antes estavam concentrados pela igreja católica.

A disseminação dos ideais protestantes sendo encabeçado por Lutero, tiveram uma grande influência pelas impressões da bíblia feitas por Guttenberg.

Além disso, a bíblia protestante era diferente da católica, podendo ser lida em uma linguagem menos formal que no catolicismo, onde sua tradução foi feita diretamente do latim para o alemão.

Mais sobre este tema:

https://brainly.com.br/tarefa/16740947

Anexos:
Perguntas similares