Responda as questões de acordo com o texto: 1)Na frase “Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.” presente no quinto parágrafo, a que livro a narradora se refere? 2)Com base em todo o texto, por que o título da obra é Felicidade clandestina? 3)Descreva com suas palavras o momento mais tenso do texto. 4)Percebemos que a personagem central da narrativa tem uma satisfação especial em ter um livro e pela leitura. Em seu ponto de vista por que a juventude atual, em geral, não tem satisfação por leitura de livros? 5) O Texto II explica o que é um conto e o que é uma crônica. Em sua opinião, a narrativa Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, é um conto ou uma crônica? Explique sua resposta.
Respostas
1. O livro é "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato.
2. O título é "Felicidade clandestina", porque a narradora sentia prazer em ter em suas mãos um livro "proibido", "inacessível". Isso era como uma "felicidade clandestina", o prazer em fazer uma transgressão.
3. Resposta pessoal. Dica: o momento mais tenso ocorre quando a mãe da menina descobre que a filha ######### e humilhava a narradora, que implorava para que a menina emprestasse o livro.
4. Resposta pessoal. Sugestão: Talvez os jovens de hoje não têm satisfação por leitura de livros porque não foram incentivados pela família e pela escola e por causa das novas tecnologias, que os deixam ansiosos, desconcentrados e hiperativos. E para ler, é preciso dedicação, tranquilidade e concentração.
5. Resposta pessoal. Sugestão: É um conto, porque a história traz uma situação pouco comum, que é uma menina se humilhando para outra para que esta lhe empreste um livro. Não é algo corriqueiro, cotidiano ou que ocorre com todo mundo.