• Matéria: Artes
  • Autor: Livliva
  • Perguntado 6 anos atrás

Pesquise e leia o texto Joao e Maria, dos Irmãos Grimm. Em seguida, identifique os diferentes personagens na ilustração do texto e escreva as versões dessa história contadas pelo pai, pela Maria, pelo João e pela Bruxa. Urgentee pfvr me ajudem

Anexos:

Respostas

respondido por: allanabsayuri
75

Resposta:

Explicação: João e Maria é uma fábula muito antiga que conta a história de dois irmãos abandonados em uma floresta.

A lenda, que foi transmitida através da oralidade por diversas gerações na época da Idade Média, foi coletada pelos irmãos Grimm no século XIX, e hoje integra um conjunto de contos muito presente no imaginário infantil.

O título original é Hänsel und Gretel, e a história trazia elementos sombrios e um tanto diferentes do que conhecemos atualmente.

respondido por: glendacristinam
30

Os personagens na ilustração são: João, Maria e a Bruxa.

Contada pelo pai: Eu e minha esposa moramos numa cabana na floresta com meus dois filhos. Não estou conseguindo comida para nosso sustento. Minha esposa quer abandonar meus filhos na floresta. Mesmo triste, concordei. Fomos à floresta, falamos para descansarem e fomos embora. Eles voltaram. No dia seguinte, fomos de novo, eles não voltaram. Minha esposa ficou doente e faleceu. Pensava nos meus filhos com muito remorso. Dias depois, meus filhos voltaram com muitas pedras preciosas. Não precisamos mais nos preocupar com dinheiro e vivemos muito felizes.

Contada pela bruxa: Estava na minha cabana na floresta com muita fome, quando percebi que estavam comendo minha casa que era feita de doces. Quando olhei, vi que eram duas crianças apetitosas mas muito magras. Convidei para entrar e ofereci comida. Elas entraram, comeram e dormiram. Prendi o menino no porão e disse para a menina cozinhar para engordar o irmão, pois iria comê-lo. O menino comia todos os dias e eu pedia para ver seu dedo, mas ele não engordava. Resolvi comer a menina primeiro, pois já estava mais gordinha. Eu pedi que ela entrasse no forno, mas ela disse que não sabia entrar, fui mostrar para ela como entrar e fui enganada! Ela me empurrou para dentro do forno e acendeu. Vou morrer!

Contada pela Maria: Eu e meu irmão moramos com meu pai e minha madrasta numa cabana na floresta. Minha madrasta é muito má. Ouvi ela falando pro meu pai para nos abandonar na floresta porque não tinha comida para todos nós. Meu pai concordou. Contei pro meu irmão e ele disse pra não me preocupar. No dia seguinte fomos para a floresta e meu pai nos abandonou. Joãozinho me disse para esperar escurecer e começou a procurar as pedrinhas brilhosas que ele havia deixado cair pelo caminho. Voltamos para casa. No dia seguinte meu pai nos abandonou novamente. Não conseguimos voltar porque Joãozinho deixou cair migalhas de pão e os pássaros comeram. Procuramos o caminho de casa e chegamos numa casa bonitinha e feita de doces. Como estávamos com fome, começamos a comer. Ouvimos uma voz gritar: "Quem está comendo minha casa?" E uma velha muito feia saiu lá de dentro. Ela nos convidou a entrar e nos deu comida. Depois de comer, adormecemos. Quando acordei, meu irmão estava preso no porão e ela me disse para cozinhar. Todo dia ela levava comida pro meu irmão e voltava reclamando que ele não engordava. Um dia, ela disse que ia me comer primeiro porque eu estava mais gordinha. Mandou eu entrar no forno para ver se cabia mas eu disse que não sabia entrar. A velha foi entrar para me mostrar, dei um ponta pé e a tranquei no forno. Coloquei fogo e deixei ela queimar. salvei meu irmão. Vasculhamos a casa e descobrimos pedras preciosas. Pegamos tudo e fomos procurar o caminho de casa. Quando achamos, descobrimos que nossa madrasta tinha morrido e que nosso pai estava muito triste com a nossa falta. Demos as pedras para ele e vivemos felizes.

  1. Contada por João: Eu morava com minha irmã em uma cabana na floresta com minha madrasta e meu pai. Éramos muito pobres. Minha madrasta era má e convenceu meu pai a nos abandonar. Minha irmã ouviu e me contou. Saí escondido e peguei algumas pedrinhas brilhosas e escondi no bolso. No dia seguinte, a caminho da floresta, deixei cair as pedrinhas no caminho. Depois que meu pai se foi,  esperamos escurecer, seguimos as pedrinhas e voltamos para casa. No dia seguinte, fomos abandonados de novo. Não consegui catar pedrinhas, então deixei migalhas de pão no caminho, os pássaros comeram e não conseguimos voltar. Andamos pela floresta e encontramos uma cabana feita de doces. Estávamos com fome e logo começamos a comer. Saiu uma velha lá de dentro e se mostrou generosa nos oferecendo comida, mas na verdade ela era uma bruxa. Ela me prendeu no porão e fazia minha irmã cozinhar. Todo dia a bruxa levava comida para mim e pedia para ver meu dedo. Notei que a bruxa não enxergava bem, lhe dava o ossinho da galinha e ela pensava que eu não engordava. Ela ficou cansada de esperar e disse que comeria primeiro minha irmã. Fiquei com medo, mas depois de um tempo ouvi a bruxa gritando e Maria apareceu dizendo que jogou a bruxa dentro do forno. Começamos a olhar a casa e descobrimos pedras preciosas, pegamos tudo e fomos procurar o caminho de casa. Achamos e descobrimos que a nossa madrasta havia morrido. Demos as pedras para nosso pai e não vamos mais passar fome.

Fábula de João e Maria.

Essa fábula foi escrita pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Eles nasceram na Alemanha, no século XVIII. A história foi transmitida oralmente por diversas pessoas na Idade Média. O título original é Hänsel und Gretel, e a história original tinha  pontos sombrios e diferente do que conhecemos hoje em dia.

Saiba mais sobre João e Maria em: https://brainly.com.br/tarefa/24332124

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares