Respostas
Resposta:
O Sirigaita
Era uma vez um jovem siri muito sensível. Ele tinha uma grande vocação artística. O problema é que não sabia onde aplicar os seus talentos. Tentou tudo. Pintura, escultura na areia e até mesmo escrever versinhos na beira-mar.
Infelizmente, suas garras desajeitadas não conseguiam segurar nem pincel nem caneta. Então o siri resolveu experimentar a música. Achou que poderia tocar qualquer instrumento. Começou pelo violão. Suas pinças enroscaram nas cordas. Tentou o piano. Não alcançou o teclado. Quando caiu o trombone, teve uma ideia de gênio. Descobriu que tinha nascido para tocar gaita. As duas patinhas seguravam o instrumento bem em frente a sua boca.
O sucesso foi tamanho que ele até mudou de nome. Ficou sendo o Sirigaita. Virou um grande concertista e já tocou em muitos países do mundo, entre os quais a Síria e o Sirilanca. Ficou tão famoso que acabou se casando com uma talentosa cantora lírica, chamada Siriema. Os dois formam um belo casal, que se apresenta em sensacionais duetos. O siri com a gaita e a Siriema com o gogó. Ambos bem afinados pela nota SI.
Substantivos: jovem, siri, problema, pintura, escultura, areia, pincel, caneta, Síria, casal.
Explicação:
O substantivo é a classe gramatical que dá nome a seres, coisas, espaços, sentimentos etc. Eles são classificados em próprio e comum.
Substantivos comuns escolhidos do texto: jovem, siri, problema, pintura, escultura, areia, pincel, caneta e casal.
Substantivo próprio escolhido do texto: Síria.