1) Texto base: Podemos entender o mundo de diferentes formas: por exemplo, podemos concebê-lo como um conhecimento, tanto na vida cotidiana como em um laboratório, uma vez que ele é produzido em muitas situações com as quais os indivíduos se deparam. Sobre o conhecimento, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Os seres humanos vivem no mundo submetidos à sua lei, e somente com a teoria pode-se compreender essas leis. b) Os seres humanos podem, por meio do conhecimento, dominar o mundo, isto é, podem promover alterações na realidade. c) O conhecimento é algo inacessível aos seres humanos comuns, pois, para ser construído, precisa de condições adequadas. d) Atualmente, somente a ciência pode ser reconhecida como o conhecimento que dá condições ao indivíduo de alcançar a verdade. e) O conhecimento construído nas práticas comuns não é reconhecido nem considerado conhecimento.
Respostas
respondido por:
185
Resposta:
Explicação:
b)
Os seres humanos podem, por meio do conhecimento, dominar o mundo, isto é, podem promover alterações na realidade.
respondido por:
144
A alternativa correta é a letra B). Os seres humanos são de fato muito importantes no mundo dado que promovemos diversas mudanças no ambiente natural. Essa é uma linha de raciocínio que embasa o pensamento de Francis Bacon de que 'conhecimento é poder'.
Através do conhecimento podemos promover diversas alterações na realidade, o que pode comprometer a forma como vivemos. Ao longo da história muitas e muitas invenções transformaram o modo de viver das pessoas, como o uso da eletricidade ou o início das telecomunicações.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
2):c) V, F, V, V.
3):e) O conhecimento filosófico examina fatos reais e concretos da realidade por meios próprios, não se confundindo com devaneios e fantasias.
4) e) A definição de um objeto formal e de um método, bem como a busca por profundidade e generalidade em suas conclusões.
5) c) I e III.