• Matéria: História
  • Autor: Muriloalvesscala
  • Perguntado 6 anos atrás

A fonte 3 foi elaborada por militares. Quais são as suas acusações em relação ao presidente João Goulart? O que propunham?

Respostas

respondido por: camila102006p8slpn
594

Resposta:

(...)Já ao tempo em que exercera o cargo de ministro do trabalho, o Sr. João Goulart  demonstara, bem as claras, suas tendências ideológicas, incentivando e mesmo promovendo agitações sucessivas e frequentes nos meios sindicais(. ..)

(...). E não menos verdadeira foi a ampla infiltração (...) de ativos e conhecidos agentes do comunismo internacional, além de incontáveis elementos  esquerdistas.

(...). Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos  aqueles que desejam ver o país mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil. (...).

Obss: Não precisa copiar tudo, porém foi o que eles disseram sobre Goulart  (eles = militares okay), copiem pelo menos o 1° e o 3° parágrafo blz.


gabrieloliveira180p: obrgd
kaiquesousa1221: ajudou muito
carloshenrique290605: Obgd
jujuu1correa: salvou dmss, vlw
AlunoSofridoh: Que textao
Kuhako1765: vc copiou q resposta do PLGG
sakim2313: Muito obrigada,vc ajudou bastante
ricardoale563: ajudo muito;)
miralaxy: Obrigada =)
kevinmoraesmacedo: se não quiserem copiar tudo só o 3° paragrafo já esta certo e responde a pergunta.
respondido por: martinkoliveira
66

As acusações dos militares em relação ao presidente João Goulart era de que o mesmo seria "comunista", e isso faria com que o Brasil entrasse no completo caos, com a anarquia no poder.

No início da década de 1960, mais precisamento no dia 25 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil renunciou ao cargo, em um ato totalmente inesperado.

Como se é garantido pela Constituição, quem deveria passar a governar o país seria João Goulart, que era o vice-presidente na época. No entanto, os militares se pontificaram de protestar contra a posse de Goulart, pois para eles o vice-presidente seria "comunista".

A partir daí, João passou a ter o auxílio de Leonel Brizola, então governador do estado do Rio Grande do Sul. Brizola, desde o primeiro momento, estava destinado a impedir que os militares tomassem o poder, e anunciou a Campanha da Rede da Legalidade, que tinha o objetivo de fazer com que João Goulart tomasse o poder, como era previsto pela Constituição.

Mesmo assim, algum tempo depois, se deu o golpe de 64, no qual os militares tomaram o poder.

Leia sobre assunto relacionado em:

https://brainly.com.br/tarefa/7839114

Anexos:
Perguntas similares