“Em 1950, candidato pelo PTB,Getúlio Vargas retornou à Presidência. Resolvido a diferenciar-se do ditador estadonovista, o novo presidente retomaria o trabalhismo. (...) Na sua plataforma estavam os ideais do desenvolvimento, nacionalismo e distributivismo, elementos que cativaram diversos segmentos da sociedade”. Fonte: Silva, Fernando Teixeira da & Negro, Antônio Luigi. Trabalhadores, sindicatos e política (1945-1964). INDIQUE uma medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) e EXPLICITE sua relação com um dos ideais referidos no texto
Respostas
Resposta:
A -) Criação de empresas estatais como: Companhia Vale do Rio Doce; Petrobrás; Eletrobrás; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE);
B -) O nacionalismo econômico defendido por Vargas, a politica trabalhista do presidente Vargas, o populismo, etc.
A medida adotada pelo segundo governo Vargas (1950-1954) consistiu na criação de empresas estatais, entre elas: Petrobrás, Companhia do Rio Doce, Eletrobrás e BNDE - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.
A relação dessa medida se relaciona com o ideal do nacionalismo econômico de Vargas e a sua política trabalhista.
Getúlio Vargas foi o presidente que governou o Brasil pelo maior período, por dois mandados. A era Vargas caracteriza-se pela instalação da fase da ditadura, chamada de Estado Novo. Seus dois mandatos foram marcados pela criação de estatais e leis trabalhistas.
Podemos citar que uma das principais medidas tomadas por Getúlio Vargas foi a Constituição de 1931, que fechou o congresso do país e institucionalizou o voto secreto.
Saiba mais sobre Getúlio Vargas em: brainly.com.br/tarefa/7351847
Bons estudos!