que atividades econômicas os portugueses desenvolveram nas grandes fazendas do rio grande do sul?
Respostas
Resposta:
HISTÓRIA ECONÔMICA DA REGIÃO SUL
GEOGRAFIA DO BRASIL
A região Sul não foi uma área valorizada no início da ocupação portuguesa, somente a partir da segunda metade do século XVIII, Portugal passou a se interessar mais pela região.
A região Sul possui paisagens um pouco diferenciadas do restante do país em seus aspectos naturais e humanos. Em razão de sua localização geográfica ao sul do Trópico de Capricórnio, que proporciona latitudes mais elevadas, assim como a ocorrência de áreas com grandes altitudes, possui a predominância do clima subtropical, com a presença de invernos um pouco mais rigorosos do que os registrados na maior parte do Brasil. A região também apresenta características sociais e culturais relacionadas a outros grupos étnicos. A maioria da população é constituída por descendentes de imigrantes europeus italianos, alemães e eslavos.
Por muito tempo o Brasil meridional esteve fora do alcance dos interesses portugueses, estando distante das células iniciais de colonização e consequentemente do eixo econômico estabelecido entre o Brasil e a Metrópole, como no caso do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste. Era uma região que não tinha a especialidade de produzir algum tipo de monocultura e que também não detinha algumas das drogas do sertão mais requisitadas pela metrópole.
espero ter ajudado