Explique por que, numa adição de frações de mesmo
denominador, somamos os numeradores e conserva-
mos o denominador.
Respostas
Resposta:
resposta abaixo na explicação
Explicação passo-a-passo:
Explique por que, numa adição de frações de mesmo denominador, somamos os numeradores e conservamos o denominador.
quando temos a adição de frações com o mesmo denominador estamos fazendo a adição de frações divididas em parte iguais, por isso conserva-se o denominador e faz a adição dos numeradores>
Exemplo=>
Se dividirmos a pizza em 8 partes. veja que a primeira fração representa 2 partes de 8 e na segunda fração 4 partes de oito, logo esta pizza foi forma comidas 6 partes de oito.
veja no exemplo que os denominadores de cada fração representa 8 partes, logo como são divididos em partes iguais conservamos os denominadores e fazermos a adição do numeradores.
Explicação passo-a-passo:
Numa fração, o denominador representa uma uma referência, ou uma grandeza, ou uma "base" pra gente fazer contas.
Por exemplo: pode representar os alunos de uma certa escola, os bombons que tem em uma caixa, etc. A gente usa como uma referência.
Já o numerador informa a quantidade dessa referência, ou de que parte dela estamos falando.
Por exemplo: o numerador diz que temos só metade dos bombons na caixa, que um terço dos alunos faltou, que o dobro dos alunos é o esperado, etc.
Quando somamos frações, temos que somar valores da mesma referência. Por exemplo: Se quisermos analisar alunos, uma parte dos alunos da escola só pode ser somada com outra quantidade de alunos da escola. Não podemos, nesse caso, somar alunos com bombons (não podemos usar denominadores diferentes).
Assim, só somamos os numeradores, que representam a quantidade de referência, e só podemos somar quando os denominadores são iguais, porque são a referência.
E a gente conserva o denominador porque a referência se mantém a mesma.