Respostas
Resposta:
Uma das situações de uso do hífen é em compostos por justaposição que não contêm formas de ligação e cujos elementos constituem uma unidade sintagmática (combinação que não se pode alterar) e semântica (de significado), mantendo acentuação própria.
Tem-se, desse modo, uma nova palavra cujos elementos sofrem, como resultado da composição, alteração de sentido, sendo que, às vezes, a unidade adquire uma significação inteiramente nova em relação aos elementos que a formam.
No caso da palavra composta puxa-saco, considerando seus elementos separadamente, puxa saco, teremos a simples sequência da flexão do verbo puxar e do substantivo saco, com sentido literal. Já quando justapomos esses dois vocábulos, ligando-os por hífen, o composto ganha um sentido inteiramente novo, não tendo mais o significado primeiro, mas sim o de pessoa bajuladora. E o hífen indica justamente essa mudança de sentido.
Explicação:
espero ter ajudado e muito mas ....
A palavra "puxa-saco" foi grafada com hífen porque se trata de um substantivo, com sentido de "bajulador, indivíduo que bajula alguém para receber vantagens".
Uso do hífen
É preciso usar o hífen para que a palavra seja compreendida em sentido figurado, não literal.
Note que, sem hífen, a expressão "puxa saco" iria se referir de fato ao ato de puxar o saco, ou seja, sem sentido literal.
O hífen tem a função de indicar que uma palavra composta não deve ser lida no seu sentido literal. Exemplos:
- alho-francês => não é um alho vindo da França, mas sim um tipo de alho;
- batata-doce => não é uma batata de sabor doce, açucarado, mas um tipo de batata.
Mais sobre uso do hífen em:
https://brainly.com.br/tarefa/24772301
https://brainly.com.br/tarefa/24863143
https://brainly.com.br/tarefa/26986086
#SPJ2