A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi a síntese do pensamento iluminista, liberal e burguês. De acordo com esse documento, a tradição e o sangue já não podiam continuar a ser os únicos critérios utilizados para distinguir socialmente os homens. Os novos critérios deveriam ser: 1-)A honra e a coragem, que a partir da Revolução, deverão reger a vida do novo cidadão francês. 2-)O dinheiro e a propriedade que, a partir daí, passam a garantir, a seus detentores, prestígio social. 3-)O mérito pelo esforço próprio, que deve recompensar todo trabalhador francês que luta 4-)A religião, que deve permanecer nos corações dos franceses durante a construção da França pós- Revolução.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1 e 3
Explicação:
não é a 4 pois: O iluminismo lutava veementemente contra os dogmas da Igreja Romanda, tanto que um dos seus principais pensadores, Voiteire, acreditava que para alcançar Deus não era preciso igreja, e sim a razão.
não é a 2 pois: Uma das principais ondas da Revolução Francesa foi a caça aos privilégios do Primeiro e Segundo Estado. Então não faria sentido nenhum um critério por dinheiro pois tambem o Iluminismo é baseado nas ideias cientificas, nas leis naturais e na razão.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás