Respostas
Resposta:
Em primeiro lugar, gerar menos, mas esse conselho é inócuo.
Já que vamos, gerar, o primeiro conselho e reutilizar e reciclar.
O lixo orgânico deve ser separado do lixo não orgânico. A razão é que o lixo orgânico pode ser colocado em um aterro sanitário e através de fermentação anaeróbica ele vai sendo transformado em metano e água. O metano deve ser queimado, para gerar energia, ou se isso não for econômico, para não ir direto para a atmosfera. Se ele for, há riscos de incêndio e ele é 20 vezes pior do que o CO2 para provocar efeito estufa. Queimado, ele vira CO2.
A água vai formar o chorume, que uma vez clorado pode ser descartado no meio ambiente
Ao final do processo, o aterro é todo consumido e só restam óxidos de alguns elementos químicos, como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, que são inofensivos ao meio ambiente.
Se houver lixo inorgânico junto com o orgânico, ele não vai fermentar e vai sobrar no final do processo. O aterro será construido maior, custar mais e não resolverá o problema dos inorganicos.
Os recicláveis devem ser reciclados, como dito acima, para não onerar inutilmente o aterro orgânico e para serem reaproveitados.
Lixo inorgânico e que não serve para reciclar deve ser colocado em aterros especificos.
Resíduos perigosos também devem ser colocados em aterros preparados para eles.
Diversas substâncias tóxicas, como restos de preparação de remédios, vacinas, ou produtos químicos tóxicos podem ser incineradas em fornos preparados para isso. São poucos os incineradores capazes e que são licenciados para fazer isso.
Cimenteira é um bom lugar para incinerar resíduos de diversas naturezas. Ele têm um tempo de residência e uma temperatura capazes de destruir praticamente qualquer coisa. A cimenteira vai cobrar de quem quiser ter seus resíduos tratados, mas vale o custo. A cimenteira não serve para compostos orgânicos policlorados, como óleo de transformador, o ascarel. Só mesmo incineradores muito específicos conseguem fazer isso.
Explicação:
Incinerador de produtos químicos. O melhor caminho para o lixo é a compostagem e a reciclagem, pois o lixo já utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como é o caso do papel, papelão, metais, vidros, plásticos, borracha e materiais organicos.