Respostas
Resposta:
A globalização gerou a ascensão das novas tecnologias, condicionando o sucesso no mercado de trabalho, nas interações sociais e mesmo nos relacionamento pessoais. As tecnologias se tornaram uma importante ferramenta de trabalho primeiramente das empresas, para logo em seguida integrar o elenco de preocupações das instituições formadoras do ser humano por excelência, e da escola. O final do século XX assiste uma verdadeira revolução em relação à construção do conhecimento e da cidadania. A sociedade contemporânea está cada vez mais marcada pela presença de uma evolução tecnológica que muda a vida das pessoas de modo tão rápido que não há tempo suficiente para incorporação e assimilação das mesmas na vida cotidiana do cidadão antes que novas tecnologias surjam.
Explicação: espero realmente de coração ter te ajudado :)
Explicação:
No decorrer de toda a história da Educação Física, especialmente a partir da sua inserção como componente curricular da Educação Básica, vários conteúdos foram tidos como relevantes para a formação dos educandos. Em cada contexto histórico, a Educação Física cumpriu diferentes funções no processo educativo e de produção do conhecimento.
Porém, para além do quê ensinar, precisamos refletir sobre o porquê e para quê ensinar. Segundo Forquin, ensinar é “colocar alguém em presença de certos elementos da cultura a fim de que ele deles se nutra, que ele os incorpore à sua substância e constitua uma identidade intelectual e pessoal" (1993, p. 168). Tal reflexão aponta, portanto, para a necessidade de superação do caráter meramente instrumental e utilitarista dos conteúdos de ensino, para uma compreensão ampliada dos mesmos como conhecimento produzido historicamente e que deve ser acessado e reinventado no processo de produção cultural.
[...] professores e alunos, realçando sua condição de sujeitos de cultura, sujeitos produtores de cultura (e produzidos também pela/na cultura). É então que eles encontram na escola um rico campo de possibilidade para exercer essa sua condição de seres de cultura, ao relacionarem-se entre si partilhando experiências, e ao apreender e usufruir os diversos saberes tratados na escola, compartilhando um patrimônio que a todos pertence (VAGO, 2006).
Na busca por um referencial para selecionar quais conteúdos seriam tratados nas aulas, em cada série e turma, encontramos na literatura proposições claras sobre o quê e quando ensinar cada conteúdo nas aulas de Educação Física. A primeira referência que traz contribuições significativas é a obra que definiu a cultura corporal como objeto de estudo da Educação Física, quando afirma: “existe uma cultura corporal, resultado de conhecimentos socialmente produzidos e historicamente acumulados pela humanidade que necessitam ser retraçados e transmitidos para os alunos” (TAFFAREL et al, 1993, p.39).
Portanto, cabe refletirmos sobre quais são estes elementos da cultura corporal, sua apropriação, no decorrer da história, como conteúdo de ensino da Educação Física, bem como sobre o processo de escolha de cada conteúdo a ser tratado nas aulas.