Respostas
Resposta:
O setor de agricultura familiar é responsável por mais do que um terço de toda a produção, provando o índice produtivo de pequenos produtores. ... E como dito anteriormente, a agricultura familiar costuma utilizar menos maquinários, o que acaba auxiliando em oportunidades de trabalho e geração de renda no campo.
espero ter te ajudado.
Resposta:
Agricultura familiar:
Saiba o que é e sua importância para a agricultura brasileira.
- Tecnologia no Campo
A agricultura familiar é, sem dúvidas, um pilar muito importante para a economia brasileira. Esse grande setor em constante desenvolvimento produz por volta de 80% de todo alimento que chega as mesas dos brasileiros todos os dias, como por exemplo a mandioca e o feijão.
Fizemos esse artigo para falar sobre a agricultura familiar, sua lei, e a sua importância como um todo para todo o país.
- O que é a agricultura familiar
Diferente da agricultura não familiar, as características e dinâmicas da agricultura familiar são bem mais abertas: sua principal fonte de renda é a agropecuária e a propriedade é gerida pela família.
Uma característica importante desse tipo de agricultura é a diversidade de sua produção e também a relação do agricultor com sua terra e moradia.
Ela é realizada muitas vezes em propriedades pequenas, fazendo pouquíssimo ou até nenhum uso de defensivos agrícolas ou similares, e, diferentemente de grandes empresas e propriedades do meio rural, a agricultura familiar não faz o uso da monocultura. Vale lembrar que essa prática é prejudicial ao solo e ao meio ambiente, muitas vezes pelo enorme uso de defensivos.
Outra característica desse tipo de agricultura é que não ocorre muito a substituição de trabalhadores por equipamentos maquinários, algo bem diferente de uma grande propriedade, onde essa prática ocorre com grande frequência.
A agricultura familiar é focada na policultura, ou seja, produz tipos variados de alimentos e demais produtos orgânicos e artesanais, produtos esses que podem ser encontrados em todo o país. Alguns dos produtos que se destacam são o leite, trigo, milho, arroz e feijão.
- Lei da agricultura familiar
De acordo com a Lei nº 11.326 de julho de 2006, um agricultor familiar é caracterizado por realizar atividades rurais envolvendo economia e não deixando de possuir alguns requisitos, estes são: utilizar somente mão de obra familiar nas atividades da propriedade; não ultrapassar o número de 4 módulos fiscais (podendo sofrer variações de município para município) e ter a maior parte de toda a renda da família proveniente das atividades exercidas na propriedade.
Essa lei tem o fim de realizar o básico para que haja uma estrutura agrícola familiar e sustentável, ditando etapas e processos para que seja mantido um bom funcionamento desse setor em constante crescimento.
- Vale lembrar que o MAPA sempre tenta melhorar o Cadastro da Agricultura Familiar, pensando em evitar irregularidades e aumentar a segurança