• Matéria: Português
  • Autor: rafaelhenrique0077
  • Perguntado 6 anos atrás

Temos abaixo um trecho de um poema de amor, do poeta Gonçalves Dias. Ele é um poeta do Romantismo no Brasil e viveu entre (1823-1864) Se se morre de amor Amor é vida; é ter constantemente Alma, sentidos, coração – abertos Ao grande, ao belo, é ser capaz d’extremos, D’altas virtudes, té capaz de crimes! Sentir, sem que se veja, a quem se adora, Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos, Segui-la, sem poder fitar seus olhos, Amá-la, sem ousar dizer que amamos, E, temendo roçar os seus vestidos, Arder por afogá-la em mil abraços: Isso é amor, e desse amor se morre! Gonçalves Dias a)Retire do poema 4 versos em que houve a próclise e circule o pronome em questão. b)Retire do poema 3 versos em que houve a ênclise e circule o pronome em questão. c) Comente o título e 3 linhas: Se se morre de amor d) Qual a diferença de significado entre o primeiro Se e o segundo Se do título do poema? Qual dentre eles é uma partícula de condição e qual é um pronome usado como próclise?


rafaelhenrique0077: ninguém aparece

Respostas

respondido por: MarcosVRA
3

Resposta: a) Sentir, sem que se veja, a quem se adora,

Compreender, sem lhe ouvir, seus pensamentos,

B) Segui -la, sem poder fitar seus olhos,

Amá-la, sem ousar dizer que amamos,

Arder por afogá-la em mim abraços

C) O título deixa aberto um espaço de dúvida, que nos atrai a leitura do texto para chegar a resposta, o autor indaga o leitor de forma consistente.

D) O primeiro "Se" é uma conjunção subordinativa condicional, já que o "Se se" faz parte de uma oração subordinada adverbial condicional. Já o segundo "Se" é uma pronome que forma uma próclise com o verbo "morre".

O primeiro Se é a partícula de condição, o segundo é o pronome q forma a proclise

Isso é amor, e desse amor se morre

Explicação:

Perguntas similares